A Universidade do Porto recebeu e venceu a  34.ª edição dos históricos Jogos Galaico Durienses, competição que, nos dias 28 e 29 de novembro, trouxe à Invicta mais de 250 estudantes atletas das Universidades do Norte de Portugal e Galiza.

Estes jogos realizam-se desde 1993, tendo duas particularidades, a primeira das equipas serem mistas, em igual número de mulheres e de homens, e a segunda, de cada edição ter modalidades diferentes em competição.

Nestes 34.º Jogos Galaico Durienses, as equipas das seis universidades participantes – Universidades do Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Porto, Vigo, Santiago de Compostela e Corunha – competiram nas modalidades de Badminton, Futebol 7, Ténis de Mesa e Xadrez.

Após dois dias de intensa competição no  Estádio Universitário, Casa de Pernambuco e Pavilhão Luís Falcão, a Universidade do Porto recebeu então o troféu de 1.ª classificada com 18 pontos, com dois primeiros lugares conquistados nas modalidades de Ténis de Mesa e de Xadrez.

Em segundo lugar, também com 18 pontos, ficou a Universidade de Santiago de Compostela, vencedora na competição de Futebol de 7. A fechar o pódio ficou a Universidade de Vigo, com 17 pontos.

A Universidade de Santiago de Compostela ficou na segunda posição dos 34.ºs Jogos Galaico Durienses. (Foto: CDUP-UP)

No que toca ao desempenho por modalidade, a U.Porto destacou-se então com duas vitórias no Ténis de Mesa e no Xadrez.

No Ténis de Mesa, a U.Porto impôs-se às congéneres galegas da Universidade da Corunha e Universidade de Santiago de Compostela, 2.ª e 3.ª classificadas, respetivamente. De fora do pódio ficaram a Universidade de Vigo (4.ª), Universidade do Minho (5.ª) e a UTAD e(6.ª).

Na competição de Xadrez, disputada nas categorias de rápidas e semirrápidas, o a vitória foi uma vez mais para a U.Porto, com a Universidade de Santiago de Compostela a subir ao 2.º lugar do pódio. A Universidade do Minho conquistou o 3º. lugar, a Universidade de Vigo ficou em 4.º , a Universidade da Corunha em 5.º e a UTAD em 6.º lugar.

A equipa da U.Porto foi a grande vencedora na modalidade de Ténis de Mesa. (Foto: CDUP-UP)

No Badminton, a vitória foi para a Universidade de Vigo, logo seguida da Universidade do Porto e da Universidade do Minho. Fora do pódio ficaram a Universidade do Santiago de Compostela (4.ªa classificada), a Universidade da Corunha (5.ª), e a UTAD (6.ª).

Por fim, a prova de o Futebol de 7, foi dominada pelas universidades galegas, com a Universidade de Santiago de Compostela (vencedora), a Universidade de Vigo e a Universidade da Corunha a ocuparem as três primeiras posições. Entre as portuguesas, a UTAD foi a melhor classificada (4.ª), seguida da U.Minho (5.ª) e da U.Porto (6.ª).

A comitiva da Universidade de Vigo alcançou o terceiro lugar da classificação geral dos Jogos Galaico Durienses. (Foto: CDUP-UP)

O evento terminou com a cerimónia de entrega de prémios, na qual estiveram presentes os responsáveis dos serviços desportivos das seis Instituições de Ensino Superior do Norte de Portugal e Galiza. A estes juntou-se um convidado especial: Pedro Sarmento, professor aposentado da Faculdade de Desporto da U.Porto (FADEUP).

Recorde-se que, no início dos anos 90, Pedro Sarmento, juntamente com o professor da Universidade de Vigo, Patrício Sanches Bello, impulsionaram este evento multidesportivo de cooperação transfronteiriça entre estas seis Universidades.

Assim nasceram os Jogos Galaico Durienses que, desde a edição inaugural, em 1993, já envolveram mais de 8800 participantes entre estudantes, funcionários e professores destas seis universidades.

A 35ª edição dos Jogos Galaico Durienses vai disputar-se em 2024, na Universidade de Vigo.