O projeto “Futebol e Nutrição para a Saúde”, da autoria de Micaela Morgado, estudante do doutoramento em Atividade Física e Saúde na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), foi eleito o Projeto do Ano – Investigação, na 3.ª edição dos Prémios Viver Saudável, promovidos pela revista dedicada ao setor da nutrição.

O projeto vencedor, que tem como base a tese de doutoramento de Micaela Morgado, intitulado “Football and Nutrition for Health – Multidisciplinary approach in gut microbiota modulation nutrition, and physical fitness in school-age children”, nasceu, segundo a autora, da “vontade de investigar o papel de uma intervenção multidisciplinar em ambiente escolar (combinando a educação alimentar e a atividade física), na prevenção da obesidade infantil, no estudo do microbiota intestinal, na promoção de hábitos alimentares saudáveis e na melhoria da aptidão física”.

Contribuir para crianças mais saudáveis nos processos de desenvolvimento e crescimento é um dos propósitos do trabalho premiado. O objetivo é que, no futuro, tenhamos “adultos igualmente saudáveis”, afirmou a vencedora do Projeto do Ano – Investigação, prémio que agradeceu também à FADEUP, entre outras organizações associadas à investigação.

Licenciada em Dietética e Nutrição e mestre em Nutrição Clínica, Micaela Morgado tem as suas provas de doutoramento marcadas para o próximo dia 18 de dezembro, no Auditório Alberto Amaral, na FADEUP. O orientador da tese de Micaela Morgado é André Seabra, docente da área disciplinar de Aprendizagem e Controlo Motor da mesma instituição.

Os Prémios Viver Saudável são uma organização da revista Viver Saudável, publicação dirigida aos profissionais da área da nutrição. Realizam-se anualmente e apresentam como objetivo distinguir a excelência e premiar o que de melhor se faz na área da nutrição em Portugal.

A primeira edição decorreu em 2021, tendo a edição de 2023 decorrido no dia 23 de novembro, no Casino Estoril. Na ocasião, foi também atribuído o Prémio Nutricionista do Ano a Maria João Gregório, docente da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP).