Programa e localização fazem desta, talvez, a mais invulgar proposta da edição deste ano do Festival Teoria das Cordas. Pela primeira vez, em 75 anos de história, o Círculo Meridiano de Espelho do Observatório Astronómico Professor Manuel de Barros será palco de um espetáculo musical. O guitarrista Pedro Rodrigues será o músico convidado do último concerto do festival. Acontece dia 25 de novembro, às 18h00.

Que experiência para os sentidos será esta que das paredes de alumínio, passando pelo espelho de mercúrio, fará elevar a música de Pedro Rodrigues até à cúpula? O convite vai levar a audiência até um dos mais interessantes (e raros em todo o mundo) instrumentos de observação astronómica da U.Porto. Ostenta o nome do engenheiro e astrónomo que planeou e supervisionou todas as fases da construção, o Professor Manuel de Barros.

Vamos à música? O programa é formado por composições exclusivamente do século XX. Começamos com quatro peças de António Pinho Vargas (1951), a quem Pedro Rodrigues tem dedicado particular atenção. De seguida, ficaremos com Due Canzoni Lidie, uma peça em dois movimentos do compositor e guitarrista italiano Nuccio d’Angelo (1955). O programa prossegue com a Sonata N.º 1: Fandangos y Boleros, II. Sarabanda de Scriabin e III. La Toccata de Pasquini, do compositor e guitarrista cubano Leo Brouwer, um dos mais importantes nomes da guitarra contemporânea.

Sobre o remate final… Arriscamos dizer que o facto de saber que vai acontecer, não retira centelha à incandescência do maravilhamento. Falamos da adaptação para guitarra clássica do tema Paranoid Android, dos Radiohead (composto em 1997) . Como extrair, de um só instrumento acústico de seis cordas, uma música que, habitualmente, nos chega através de vozes, instrumentação acústica, elétrica e eletrónica? É vir para conferir…

O concerto será antecedido de uma explicação, a cargo do investigador Dalmiro Maia, sobre o funcionamento do Observatório Astronómico Professor Manuel de Barros. Fica localizado na Alameda do Monte da Virgem, em Vila Nova de Gaia, artéria que liga o Hospital Eduardo Santos Silva ao Santuário do Monte da Virgem.

É com este concerto que termina o festival de música Teoria das Cordas, que tem passado por diferentes espaços da U.Porto. Com curadoria jovem, o certame resultou de uma organização conjunta do Curso de Música Silva Monteiro e da Universidade do Porto.

A entrada é livre, mas sujeita à lotação da sala.

Sobre Pedro Rodrigues

Estudou na Escola de Música do Orfeão de Leiria, onde terminou os estudos com a classificação máxima como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Posteriormente estuda com Alberto Ponce na École Normale de Musique de Paris, onde recebe os diplomas superiores de Concertista em Música de Câmara e Guitarra, este último com a classificação máxima. Sob a orientação de Paulo Vaz de Carvalho e Alberto Ponce, concluiu em 2011 o doutoramento na Universidade de Aveiro como bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Venceu o Artists International Auditions (Nova Iorque), Concorso Sor (Roma) e Prémio Jovens Músicos. Foi também premiado nos concursos de Salieri-Zinetti, Paris, Montélimar, Valencia e Sernancelhe, entre outros. Apresentou-se a solo em salas e festivais nos Estados Unidos, Canadá, França, Espanha, Chéquia, Portugal, África do Sul, Índia, Taiwan, Brasil e Porto Rico, entre outros.

Pedro Rodrigues é  investigador integrado do INET e professor auxiliar no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, sendo diretor do curso de Mestrado em Música e, desde 2019, o diretor artístico dos Festivais de Outono da Universidade de Aveiro.