Pedro Sousa, diretor da Escola de Criminologia e professor da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP), é um dos cinco finalistas – na categoria Projeto de investigação – do Prémio Tágide 2023, galardão que visa premiar projetos, trabalhos e/ou iniciativas de pessoas que se destaquem na promoção de uma cultura de integridade e prevenção e luta contra a corrupção em Portugal.

A Escola de Criminologia está nomeada, na pessoa do seu diretor, pelo trabalho que vem desenvolvendo, tanto no quadro da formação superior como da investigação científica, sobre temas relacionados com a corrupção e criminalidade económica.

Ao nível do ensino, são várias as teses de mestrado que têm sido produzidas na FDUP sobre estes tópicos. Parte delas resulta da formação autónoma sobre criminalidade económica que integra o plano de estudos doa licenciatura e do mestrado em Criminologia.

Já no domínio da investigação, Pedro Sousa e os restantes investigadores da Escola de Criminologia e do seu Centro de Investigação Interdisciplinar – Crime, Justiça e Segurança (CJS) publicam regularmente sobre assuntos relacionados com a corrupção, para além de pertencerem a redes internacionais ligadas àquela área do conhecimento.

Há ainda a destacar o trabalho desenvolvido por diplomados em Criminologia da FDUP como compliance officers em diversas entidades financeiras para prevenir e detetar o branqueamento de capitais.

Sobre o Prémio Tágides

Criado em 2021, o Prémio Tágides reconhece e distingue, anualmente, projetos, trabalhos e/ou iniciativas de pessoas que se destaquem na promoção de uma cultura de integridade e prevenção e luta contra a corrupção em Portugal, em várias áreas da sociedade.

A Cerimónia de Entrega do Prémio Tágides 2023 terá lugar no próximo dia 11 de dezembro, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Sobre Pedro Sousa

Mestre em Economia Monetária e Financeira e doutorado em Economia pelo ISEG, Universidade de Lisboa, Pedro Sousa começou a carreira docente na FDUP em 2007, primeiramente na Licenciatura em Criminologia e, desde 2010, também nos Mestrados em Criminologia e em Direito. É, desde 2021, o diretor da Escola de Criminologia da FDUP.

Os seus interesses científicos focam-se em temas ligados à Criminologia e à Análise Económica do Direito. Entre eles incluem-se: os custos da aplicação da lei e, em particular, os custos do crime; a análise do comportamento desviante; os estudos sobre criminalidade económica e financeiras; e a análise de redes criminais. Tem-se dedicado igualmente os temas da violência doméstica e de homicídios em contexto conjugal.

Em paralelo com as atividades de docência e de investigação, Pedro Sousa é ainda membro do Conselho Científico, do Conselho de Representantes e da Comissão para a Cooperação da FDUP.

Fora da academia, é membro da European Society of Criminology e da American Society of Criminology, encontrando-se associado ao EUROC (European WG on Organizational Crime) e ao Division of White Collar and Corporate Crime.

Entre 2014 e 2016, integrou o The Executive Board of the European Society of Criminology, na qualidade de organizador do EUROCRIM2015.