O Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP) recebeu a expedição internacional “Traversing European Coastlines” (TREC), uma iniciativa do Laboratório Europeu de Biologia Molecular (EMBL), que conta com a colaboração da Fundação Tara Ocean, do Centro Europeu de Recursos Biológicos Marinhos (EMBRC) e de centros de investigação locais da Europa.

O projeto pioneiro, cujo propósito é aprofundar a compreensão dos ecossistemas costeiros europeus e realizar o seu primeiro censo completo, está prestes a finalizar a primeira etapa da sua jornada, com o CIIMAR a representar a última super-stop do projeto em 2023.

Apesar das condições climatéricas adversas, as atividades com o público prosseguiram conforme planeado, graças à colaboração de várias entidades locais que tornaram possível a sua realização. Este esforço conjunto permitiu que um programa abrangente e dinâmico ocupasse diversos locais da área metropolitana do Porto, como o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP), o Mercado do Bolhão, o NorteShopping, o CMIA de Matosinhos eo Café Ceuta.

Este conjunto de iniciativas, que incluiu atividades científicas, exposições, conversas com investigadores do CIIMAR e do EMBL, e visitas guiadas às principais infraestruturas da expedição, desempenhou um papel fundamental na aproximação entre a ciência e a sociedade.

TREC: Um marco no avanço do conhecimento

Para comemorar esta colaboração científica, realizou-se, no dia 27 de outubro, a cerimónia oficial da paragem da expedição TREC na zona Norte de Portugal, na sede do CIIMAR, localizada no emblemático edifício do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões. O evento reuniu cientistas do CIIMAR, do EMBL e da Fundação Tara Ocean, bem como representantes de entidades locais, como a Capitania dos Portos de Leixões e a reitoria da Universidade do Porto.

A cerimónia foi presidida por Isabel Sousa Pinto, membro da direção do CIIMAR e professora da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), contando ainda com as intervenções de Andre Abreu, da Fundação Tara Ocean, de Detlev Arendt, investigador do EMBL, e de Cláudio Sunkel, diretor do Instituto de Investigação e Inovação e Saúde da U.Porto (i3S) e delegado do EMBL na Universidade do Porto.

Após as despedidas das equipas de amostragem terra-mar e da Fundação Tara Ocean, a equipa do Laboratório Móvel do EMBL é a única que permanece em território portuense, até à sua partida prevista no próximo dia 10 de novembro. Durante esta última semana, os investigadores do CIIMAR vão ter a oportunidade exclusiva de participar em workshops dinamizados pela Zeiss, parceira da expedição, bem como desenvolver os seus projetos nas instalações do Laboratório Móvel, equipado com tecnologias de microscopia e de biologia molecular de ponta.

A passagem da expedição TREC pelo Porto representou muito mais do que um simples ponto de paragem. Foi um marco que promoveu a colaboração e a partilha de conhecimento entre os cientistas do CIIMAR, os membros da expedição e a sociedade civil. A expedição TREC transcende a sua natureza científica; é um passo fundamental na promoção do avanço do conhecimento e na construção de uma sociedade mais bem informada, consciente e em sintonia com a ciência.

Para o sucesso da paragem da expedição TREC no Porto contribuíram, para além do CIIMAR, o Laboratório Europeu de Biologia Molecular (EMBL), a Fundação Tara Ocean, o Centro Europeu de Recursos Biológicos Marinhos (EMBRC), a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, SA (APDL), os Centros de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Matosinhos e de Vila do Conde, o projeto MAELSTROM H2020, o Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto (MHNC-UP), o Mercado do Bolhão, o NorteShopping e o Café Ceuta.