Já é conhecida a lista de contemplados com a edição deste ano das Bolsas Gulbenkian Novos Talentos, um programa da Fundação Calouste Gulbenkian que tem como objetivos “detetar e apoiar o talento de estudantes excecionais no ensino superior português, promovendo o seu talento e estimulando a iniciação à investigação”. Entre os 98 bolseiros selecionados destacam-se 23 estudantes da Universidade do Porto, ligados às áreas de Biologia, Física, Matemática, Química, Humanidades e Ciências Sociais.

A área da Biologia é aquela que reúne mais estudantes bolseiros da U.Porto (sete), divididos entre as faculdades de Ciências, Engenharia e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS). São eles: Ana Isabel Sousa e Beatriz Sampaio, ambas licenciadas em Bioengenharia e estudante do Mestrado em Bioengenharia; Catarina Santos, licenciada em Biologia e estudante do Mestrado em Biologia Celular e Molecular; Diana Silva, finalista da Licenciatura em Biologia; Filipa Alcântara, estudante da Licenciatura em Biologia;  João D. Ferreira, licenciado em Bioquímica e estudante do Mestrado em Biologia Celular e Molecular; e Mariana Ribeiro, licenciada em Bioquímica e estudante do Mestrado em Bioquímica.

No campo da Matemática, são também quatro os estudantes contemplados, todos eles da FCUP: Duarte Pinho, licenciado em Física e estudante do Mestrado em Matemática; e João Passadiço, José Santos e Rafael Moreira, todos a frequentar a licenciatura em Matemática.

E quatro é igualmente o número de estudantes que veem reconhecido pela Gulbenkian o seu percurso no domínio da Química: Ana Luísa Machado, finalista da licenciatura em Engenharia Química da FEUP; Inês Ehrhardt Pinto, da licenciatura em Química da FCUP; Renata Pinho Costa, da licenciatura em Bioquímica da FCUP e do ICBAS; e Samuel Lopes da Silva, do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia (FFUP).

Passando para as Ciências Sociais, são três os estudantes distinguidos: David Couto de Sousa e Gonçalo Moutinho, ambos estudantes da Licenciatura em Economia da Faculdade de Economia (FEP); e Hugo Santos, licenciado em Ciências da Comunicação e estudante do Mestrado em Filosofia, Política e Economia da Faculdade de Letras (FLUP).

Da lista de estudantes contemplados fazem ainda parte: Gonçalo Barros de Sousa e João C. Ferreira (finalistas das licenciaturas em Engenharia Física e em Física da FCUP, respetivamente), na área da Física; e Fábio Granja (estudante da licenciatura em Ciência da Linguagem da Faculdade de Letras (FLUP), Mariana Maia Rocha (licenciada em Artes Plásticas e estudante do Mestrado em Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes, FBAUP) e Pedro Amaral (estudante da licenciatura em Filosofia da FLUP), no campo das Humanidades.

Entre os Novos Talentos selecionados este ano pela Gulbenkian há ainda a destacar a presença de três vencedores do Prémio Incentivo da U.Porto 2023: David Couto de Sousa, Fábio Granja e João C. Ferreira. Já João Passadiço foi um dos sete estudantes que ingressaram na U.Porto no ano letivo transato com 20 valores como nota de candidatura.

Sobre as Bolsas Gulbenkian Novos Talentos

As Bolsas Gulbenkian Novos Talentos destinam-se a estudantes que frequentem atualmente o 2.º, 3.º ou 4.º anos de cursos de licenciatura e de mestrado integrado, ou o 1.º ano de cursos de mestrado, em instituições de ensino superior portuguesas, e que registem uma média igual ou superior a 17 valores, até ao momento da candidatura,

Com um valor que pode ascender aos 3.500 euros, a bolsa inclui um apoio – no valor de 1.000 euros – que visa assegurar o prosseguimento de estudos dos bolseiros, nomeadamente para o pagamento de propinas e para estímulo à investigação.

O restante valor – 1.500  euros – destina-se a “atividades de enriquecimento de talento”, nomeadamente: cursos de formação avançada; participação em conferências e escolas de verão; estágios, cursos de línguas, aquisição de livros e material de laboratório, entre outros.

Os candidatos cujo agregado familiar apresente um rendimento per capita anual inferior a 12 mil euros terão igualmente direito a um apoio social complementar no valor de 1.000 euros.

Todos os bolseiros Novos Talentos têm ainda oportunidade de participar num programa imersivo de enriquecimento de talento, com tutores de mérito reconhecido e acompanhamento por uma Comissão Científica dedicada a cada área do programa.

O programa inclui sessões de desenvolvimento pessoal em grupo, apostando assim na criação de um ambiente denetworkinge partilha entre os bolseiros que perdure mesmo após o período de bolsa.