“A vontade de estudar linguística na melhor universidade de um país europeu” foi o fator principal que levou Fábio Granja a escolher a Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) como “casa” para os próximos anos. Fábio deixou para trás o Brasil, país que o viu crescer, e veio para Portugal em busca de uma “oportunidade”.

Do primeiro ano como estudante da licenciatura em Ciência da Linguagem, o estudante de 21 anos destaca o “apoio dos professores”, que se revelou preponderante nesta nova fase, bem como as oportunidades que a FLUP lhe deu, nomeadamente a de “poder desenvolver um projeto de investigação científica”, algo que considera ter-lhe aberto “muitos horizontes”.

Com uma média de 18,8 valores no primeiro ano do curso, Fábio Granja é um dos 20 estudantes premiados com o Prémio Incentivo 2023 da U.Porto. “É um enorme incentivo para que eu continue a fazer o que estive a fazer até agora”, diz, acrescentando que “é excelente saber que a universidade tem iniciativas como esta”.

No que toca a o futuro, Fábio Granja assume que a U.Porto continua a fazer parte dos seus planos. E assume  que “seria um grande objetivo” continuar ligado ao ensino superior, em especial à Universidade,

– O que te motivou a escolher a U.Porto?

A vontade de estudar linguística na melhor universidade de um país europeu que me pudesse acolher muito bem. Logo, ao pesquisar sobre as universidades portuguesas, deparei-me com a U.Porto, e o currículo atraiu-me bastante.

– O que gostaste mais no primeiro ano na Universidade?

Da oportunidade de, desde o começo, poder desenvolver um projeto de investigação científica, algo que me abriu muitos horizontes. Para além disso, o apoio dos professores, que sempre se mostraram muito presentes.

– O que gostavas de ver melhorado na Universidade?

Gostava que hovesse mais espaços de estudo para além da biblioteca, cujo espaço se mostra, por vezes, insuficiente.

– Qual a importância do Prémio Incentivo para ti?

A importância está no nome: é um enorme incentivo para que eu continue a fazer o que estive a fazer até agora. É excelente saber que a universidade tem iniciativas como esta.

– Como vês o teu futuro daqui a 10 anos?

Vejo-me a lecionar no ensino superior, potencialmente, inclusive, na U.Porto. Seria um grande objetivo!

– Se tivesses de descrever a tua experiência na U.Porto numa palavra, qual seria?

Oportunidade.