Preparados para uma noite de alquimia do som? No próximo dia 7 de novembro, pelas 21h30, a Orquestra Clássica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) apresenta um concerto de homenagem ao professor e investigador Ferreira da Silva, integrado nas comemorações do Centenário do histórico químico e antigo professor da U.Porto.

Quem assistiu já sabe…. Todos os concertos da Orquestra Clássica da FEUP são momentos únicos, sendo que este, mesmo antes de começar, já desperta uma curiosidade acrescida. O maestro Tiago Moreira da Silva e Joaquim Faria, docente no departamento de Engenharia Química e Presidente da Sociedade Portuguesa de Química, são os autores de um programa invulgar: conjuga compositores que foram também químicos ou pessoas que nutriam um interesse particular em áreas científicas.

Do programa fazem parte nomes como Alexander Porfiryevich Borodin, que foi um compositor e químico russo de origem georgiana, ou Edward William Elgar, também compositor de música clássica, de nacionalidade inglesa, e cujo interesse pelas áreas da química o levou a criar um pequeno laboratório na cave da casa. De acrescentar que o manuscrito do Prelúdio The
Kingdom, datado de janeiro de 1906, guardou manchas das suas experiências química.

Considerado um prodígio musical, Charles-Camille Saint-Saëns foi um compositor, organista, maestro e pianista francês. Para além da música, tinha conhecimentos na área da biologia, botânica e matemática.  Haverá ainda lugar para mais um compositor: Luís de Freitas Branco. Começou cedo a aprender violino e piano. Compôs, com apenas 14 anos, canções que atingiram grande popularidade. Tendo sido seu contemporâneo, falta saber se Ferreira da Silva chegou a conhecer alguma destes êxitos. Luís de Freitas Branco foi considerado uma das mais importantes figuras da cultura portuguesa do século XX.

Vamos, então, ao alinhamento? Polonia, de Edward William Elgar; In the Steppes of Central Asia, de Alexander Porfiryevich Borodin; Duas Melodias (para orquestra de cordas), de Luís de Freitas Branco; Danse Bacchanale, de Charles-Camille Saint-Saëns, e regressamos a Edward William Elgar para ficar com a interpretação de Pomp and Circumstance nº4.

Este concerto está integrado no programa Química para a vida – António Joaquim Ferreira da Silva (1853-1923), comemorações do centenário, promovido pelo Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP).

A entrada neste concerto de homenagem a Ferreira da Silva é livre, mas sujeita à lotação da sala.

Sobre a Orquestra Clássica da FEUP

A completar quase uma década após a primeira apresentação pública (em dezembro de 2013) , este projeto do Comissariado Cultural da FEUP tem evoluído como elemento de aproximação de toda a comunidade à cultura, apresentando-se em diversos eventos académicos, entre outros.

Atualmente, a Orquestra Clássica da FEUP reúne mais de 50 estudantes de Engenharia e das restantes faculdades da U.Porto.