Um estudo liderado por Carmen Jerónimo, Professora Catedrática convidada do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS) e Coordenadora do Grupo de Epigenética e Biologia do Cancro (GEBC) do Centro de Investigação do IPO-Porto, e recentemente publicado na prestigiada revista científica Signal Transduction and Targeted Therapy, lança novas luzes sobre os mecanismos subjacentes à resistência à radioterapia no cancro da próstata.

“Os principais resultados deste trabalho centram-se no papel da proteína p53, frequentemente chamada ‘guardiã do genoma’, na sinalização de resposta ao dano no ADN, bem como na regulação do ciclo celular”, explica a investigadora e docente do ICBAS.

O estudo revelou que modificações epigenéticas desempenham um papel fundamental na remodelação da expressão do gene TP53 em células radiorresistentes do cancro da próstata. Esta descoberta é considerada de extrema relevância para a área de estudo, “abrindo novas perspetivas para estratégias terapêuticas complementares e inovadoras com o objetivo de superar a resistência à radioterapia no cancro da próstata”, conclui Carmen Jerónimo.

O trabalho resulta de uma colaboração internacional estabelecida para este fim entre o GEBC e o Departamento de Medicina de Precisão da Universidade da Campania “Luigi Vanvitelli” em Nápoles, Itália, Lucia Altucci.

A investigação envolveu outros investigadores do GEBC, designadamente Ana Catarina Macedo Silva (doutorada em Medicina Translacional pela Universidade de Nápoles e antiga estudante do mestrado em Oncologia do ICBAS), Vera Miranda-Gonçalves, Nuno Tiago Tavares, Daniela Barros-Silva, João Lobo e Margareta P. Correia, assim como membros do Grupo de Física Médica, Proteção Radiológica e Radiobiologia do CI-IPOP e do Serviço de Radioterapia do IPO-Porto, Joana Lencart e Ângelo Oliveira, respetivamente.

Os autores salientam ainda a valiosa colaboração de diversos profissionais dos Serviços de Anatomia Patológica e da Física Médica do IPO-Porto.