O Coliseu Porto Ageas recebe, no próximo dia 11 de novembro, a partir das 20h30, o  XXXVI FITU – Festival Internacional de Tunas Universitárias – “Cidade do Porto”, organizado pelo Orfeão Universitário do Porto (OUP).

De regresso ao seu “palco histórico”, o mais antigo festival de tunas do país propõe para esta edição uma “celebração cultural luso-brasileira”, contando para tal com um cartaz recheado com algumas das melhores tunas nacionais e internacionais.

Entre as tunas participantes incluem-se a TEUP – Tuna de Engenharia da Universidade do Porto, a TUIST – Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico, a T.D.U.Michoacán – Tuna del Distrito Universitário de Michoacán (México), a EUL – Estudantina Universitária de Lisboa e as anfitriãs Tuna Universitária do Porto (TUP) e Tuna Feminina do OUP (TunaF).

Segundo Pedro Castro, presidente da comissão do FITU, esta 37.ª edição “será muito especial, pois terá como propósito homenagear o nosso Roberto Leão, um dos maiores músicos de sempre da Tuna Universitária do Porto, com carreira em Portugal e no Brasil e que faleceu tragicamente em dezembro do ano passado”.

O espetáculo será por isso “uma viagem pela vida de um grande Homem e Poeta, vivida entre estes dois países”. Entre as novidades deste ano destaca-se a criação do “Prémio Roberto Leão”, destinado à Tuna “que melhor integrar o Roberto e a cultura brasileira na sua atuação”.

“A nossa visão não ficou por aqui e, por isso, contaremos ainda com músicos, dançarinos e humoristas convidados. Uma coisa é certa: a celebração do país do Samba e do Carnaval será uma constante ao longo do espetáculo”, projeta Pedro Castro.

Os bilhetes para o XXXVII FITU custam entre 8 e 10 euros para o público em geral (os estudantes beneficiam de um desconto especial) e podem ser adquiridos no Coliseu do Porto Ageas, na Blueticket e nos locais habituais.

A melhor música académica do mundo está de volta ao palco do Coliseu Porto Ageas. (Foto: OUP)

Sobre o FITU

Iniciado em 1987, o Festival Internacional de Tunas Universitárias – “Cidade do Porto” surgiu como uma novidade nas comemorações do 75.º aniversário do Orfeão Universitário do Porto, revitalizando a tradição tunante da cidade, que na altura estava adormecida. Distinguido pela qualidade, originalidade e inovação, o FITU cresceu e tornou-se no festival de tunas mais antigo do país.

Com edições que promoveram a cultura de diferentes países e incentivaram o surgimento de outras tunas e festivais em Portuga, o FITU também lançou trabalhos discográficos e, em marcos especiais, contou com transmissões televisivas e celebrações que destacaram a rica história do evento.