O dia 4 de novembro calha a um sábado.  Ou não fosse a pensar nos estudantes que terá lugar o primeiro Dia aberto dos Grupos de Extensão Cultural da Universidade do Porto. O evento, aberto a toda a comunidade académica, acontece a partir das 14h30, e vai juntar no edifício dos Grupos Académicos –  à Faculdade de Direito (FDUP), na Rua dos Bragas – alguns dos grupos académicos culturais que atuam na órbita da Universidade.

Quem pratica fala de uma sensação de felicidade. O que é preciso? Ensaiar, desenvolver a técnica vocal e brilhar nos concertos. Há um repertório a cappella de todas as épocas, abordando ainda cantata e música coral sinfónica, num leque de estilos variados. Dá destaque a autores portugueses, à obra de Fernando Lopes-Graça e às Canções Regionais Portuguesas. De quem falamos? Do Coral de Letras, fundado em 1966 pelo Maestro José Luís Borges Coelho.

Para quem apreciar a cultura tradicional portuguesa, os Cantares do Núcleo Etnográfico e Folclórico da Universidade do Porto (NEFUP) dão corpo a mais de uma centena de danças, recolhidas primordialmente no norte do país (Douro Litoral, Minho e Trás-os-Montes) e nas ilhas. Após a pesquisa, a apresentação pública destas tradições (danças, músicas, cantares e outras manifestações tradicionais) resulta em espetáculos temáticos, encenados teatralmente com rigor etnográfico. Também realizam oficinas.

Quem quer ser Pauliteiro? Ou Pauliteira? Participar nos Cantares de Maçadeiras? Aprender o Cante Alentejano? Pertencer à Tuna Universitária do Porto, ao Fado Académico, ou à Orquestra de Tangos? Com mais de um século de existência, o Orfeão Universitário do Porto tem cerca de 200 estudantes que trabalham ativamente em agrupamentos artísticos, organizados em três grandes vertentes: coral, etnográfica e académica.

E que tal a companhia de teatro mais antiga do Porto? Fundado pelo Professor Hernâni Monteiro e estudantes de medicina, o Teatro Universitário do Porto nasceu em dezembro de 1948 e é uma associação sem fins lucrativos que aposta na experimentação, na identidade pessoal, na força coletiva e na formação informal. A partir de 1953, sob direção de Correia Alves, assume nova matriz: formação, renovação e experimentação.

A Sociedade de Debates da U.Porto (SdDUP) também estará presente para fazer uma pequena apresentação. Liderada por estudantes, a organização dedica-se ao debate como forma de promoção do espírito crítico e da compreensão mútua. Faz formação dos seus membros e organiza competições internacionais com sociedades homólogas das melhores universidades do mundo. São mais de 1.000 associados em todas as Unidades Orgânicas, assim como alumni, docentes e funcionários.

Após a receção, os participantes serão divididos por grupos para que possam assistir a pequenas apresentações por parte dos diferentes Grupos de Extensão Cultural.

No final da tarde, ninguém vai embora sem aceitar umas castanhas, servidas com jeropiga.

A participação no evento é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória.