A SdDUP – Sociedade de Debates da Universidade do Porto foi a grande vencedora do Torneio Nacional de Debate Universitário (TorNaDu) 2024. A edição deste ano da maior competição de debate universitário do país decorreu entre os idas 23 e 25 de fevereiro, em vários espaços da U.Porto.

Numa competição que reuniu 40 equipas, a dupla vencedora foi composta por estudantes da “casa”. Gonçalo Teixeira, da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), fez equipa com Ana Cláudia Freitas da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U.Porto (FPCEUP). A SdDUP sagrou-se assim bicampeã depois da vitória alcançada 2023, tendo Ana Cláudia Freitas inscrito o seu nome em ambas as conquistas.

Na Grande Final, disputada na Reitoria da U.Porto, a dupla da SdDUP assumiu o papel de Primeira Oposição à moção “Esta Casa prefere modelos de filantropia digital em detrimento de modelos de filantropia convencional”.

Para além da conquista coletiva, os dois oradores conseguiram o primeiro e segundo lugar na classificação individual, respetivamente.

Lucas Zulchner e Catarina Moreira, ambos estudantes da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), também alcançaram a ronda final do TorNaDu 2024. A U.Porto contou com sete adjudicadores – membros que avaliam os debates – destacados para julgar as fases finais.

Todas as rondas foram gravadas e vão estar disponíveis para visualização no canal de Youtube da SdDUP.

Os resultados podem ser consultados na página do torneio.