Escrever e dizer. Mas também ilustrar, ver, ouvir e cantar. Tantas formas de lembrar e inscrever Abril. A Casa Comum da Universidade do Porto preparou um programa de atividades, totalmente dedicado aos 50 anos da Revolução, a decorrer no edifício histórico da Reitoria.

Dia 17 de abril é dia de frequentar as Oficinas de Escrita Criativa. A partir das 18h00, vamos sentar e ler. Em cima da mesa estarão textos provenientes das obras Novas Cartas Portuguesas, de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa; As Mulheres do meu País, de Maria Lamas; Apresentação do Rosto, de Herberto Hélder, entre outros. A participação nas oficinas é livre e feita mediante inscrição no formulário.

Dia 18 de abril, a Casa Comum dará palco a mais um momento de esgrima do argumento fundamentado como, de resto, convém a toda e qualquer sociedade democrática. Falamos da… Sociedade de Debates da U.Porto (SdDUP). De cravo ao peito, o convite é para que venha daí, argumentar connosco.

Já a 19 de abril, é dia de debater uma das formas mais simbólicas de revisitar o 25 de abril de 1974: o direito à habitação. Como? Através do cinema. A sessão, com início às 18h30, vai trazer-nos Bicicleta. O filme (2014) de Luís Vieira Campos, leva-nos até ao Bairro do Aleixo, no Porto. Abre a porta para a rotina de quem o habita. De quem faz dele o seu lar. Partindo do conceito de vizinhança, de família e de partilha de emoções, o filme coloca-nos perante o drama de quem receia e antecipa a perda da respetiva casa.

Cidade, Habitação e Justiça Social é o título deste ciclo de cinema que pretende dar a conhecer as comunidades que resistem a viver em lugares onde a habitação não é digna e salubre, mas que, ainda assim, é aí que vivem em comunidade. É do interior do bairro que lutam pela sua reabilitação e pela criação de melhores condições de vida.

Vão comentar este filme João Teixeira Lopes (IS, FLUP), Maria Manuel (Arquiteta, EAAD_UM) / LAHB) e Teresa Mora (Socióloga, ICS-UM / CICS.NOVA_UM). A moderação caberá a André Cerejeira Fontes (Arquiteto, EAAD_UM / LAHB).

O que entende por Liberdade? Quer pensar e criar connosco? Vamos desenvolver, a várias mãos, um Manifesto de Abril e um Diário de Significados. Queremos que nos diga que significado atribui à palavra “liberdade”. No dia 20 de abril, a Oficina de Escrita Criativa começa mais cedo (14h30) e a produção literária que daqui sair terá um resultado plástico diferente.

Os textos produzido servirão de mote para a Oficina de Cartazes que, no mesmo dia, será conduzida por Helena Rocio Janeiro. É isto mesmo. Armados de tesouras, cola e criatividade, nesta oficina de expressão plástica vamos criar cartazes para celebrar os 50 anos do 25 de Abril.

Os workshops de cartazes têm a duração de 75 minutos e vão decorrer no horário das 15h30 ou das 18h00. A participação está sujeita a inscrição prévia 

Todos os evento integrados no programa de comemorações dos os 50 anos da Revolução de Abril na U.Porto têm entrada livre, ainda que alguns possam estar sujeitos a inscrição.