A Cooperativa Árvore, no Porto, acolhe, de 28 de outubro a 25 de novembro, a exposição dos estudantes finalistas da 3.ª edição do Concurso Prémio Árvore das Virtudes, nos quais se incluem 24 talentos emergentes da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP).

Inserido nas comemorações do 60.º  aniversário da Árvore, este concurso teve como objetivo promover e apoiar o trabalho de novos artistas provenientes das melhores escolas nacionais de artes plásticas e artes visuais.

Puderam candidatar-se estudantes a frequentar – à data da candidatura – o último ano das licenciaturas ou que estejam inscritos em mestrados ou outros ciclos de pós-graduação da FBAUP, da Faculdade de Belas Artes Universidade de Lisboa (FBAUL), da Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos (ESAD), da Escola Superior de Artes e Design Caldas da Rainha (ESAD. CR), da Escola Superior Artística do Porto (ESAP) e da Universidade de Aveiro.

Do conjunto de candidaturas propostas resultou então uma seleção de 35 finalistas, cujos trabalhos podem ser apreciados na Cooperativa Árvore (Rua de Azevedo de Albuquerque 1, 4050-091 Porto).

Os 24 estudantes das Belas Artes da U.Porto selecionados são: Alexandra Barroso, Artur Prudente, Beatriz Leão, David Pessegueiro, Diana Gonçalves, Diogo Vieira Saraiva, Giulia Yoshimura, João Pedro Coelho, Juliana Birrento, Leandro Caran Rocha, Luzia Pestana, Maria Francisca Castro, Maria Inês Gomes, Maria Pinheiro, Mariana M. Cerqueira, Mariana Rocha, Michel Bragança, Monika Reut, Nadya Ismail, Najla Leroy, Paula Craft, Renata Sofia Canelas, Rute Pereira e Susana Olaio.

Um prémio e três menções em competição

A inauguração da exposição coincidirá com o anúncio e a entrega dos certificados aos vencedores do 3.º Concurso Prémio Árvore das Virtudes. Para além do Prémio de Aquisição MDS, no valor de 3.000 euros, serão ainda entregues três menções Árvore das Virtudes.

Os estudantes premiados serão convidados a participar nas iniciativas culturais organizadas pela Cooperativa Árvore, com destaque para a participação em exposições e residências artísticas.

Quanto à exposição, ficará patente ao público até 25 de novembro, com entrada livre.