No ano em que se assinala o centenário do nascimento de Italo Calvino (1923-1985), a Associação Sociocultural Italiana de Portugal Dante Alighieri (ASCIPDA) traz à Reitoria da Universidade do Porto um conjunto de iniciativas diversificadas de homenagem a um dos mais destacados escritores do século XX. Os eventos irão decorrer ao longo de todo o mês de novembro.

A iniciativa arranca já no dia 2 de novembro, às 18h00, na Biblioteca do Fundo Antigo, com um clube de leitura organizado em colaboração com a Ordem dos Arquitetos do Porto. Tendo como título A revolta dos livros. as cidades invisíveis, o evento consistirá num conjunto de conversas em torno do livro como objeto físico, em que se pretende revisitar textos relevantes, nomeadamente na área da arquitetura, através da partilha de leituras, memórias, referências e experiências.

O livro As Cidades invisíveis, obra icónica de Italo Calvino, transfronteiriça entre a literatura e a cidade e o território, será incontornável nesta conversa que se quer partilhada entre o público, o arquiteto Joaquim Moreno e a poetisa Rosa Alice Branco.

No mesmo dia, às 21h30, na Casa Comum, serão projetadas Lições americanas: visões para um novo milênio, um conjunto de curtas metragens realizadas pelos alunos do último ano do Curso de Multimédia e Artes Digitais da Escola Superior de Artes e Design (ESAD) de Matosinhos. Estes alunos foram desafiados a ter como inspiração o último livro de Italo Calvino: Lições americanas. Seis ideias para o próximo milênio.

No dia seguinte, 3 de novembro, no Salão Nobre da Reitoria, é noite de Le città invisibili/As cidades invisíveis. Trata-se de um espetáculo que conjuga diferentes linguagens artísticas: literatura, música e teatro-dança.

O programa inclui a leitura de excertos do livro em italiano e português e o comentário crítico de Rita Marnoto, docente e diretora do Departamento de Estudos Italianos da Universidade de Coimbra. A música ficará a cargo dos ECCO da ESMAE, um grupo constituído por cerca de 20 músicos do curso de música experimental. De assinalar ainda a contribuição de duas performers emergentes italianas.

A entrada neste espetáculo é gratuita, mas sujeita a reserva prévia para o e-mail [email protected].

No dia 4 de novembro, sábado, às 18h30, o cinema regressa à Casa Comum, para a estreia nacional do documentário L’isola di Calvino /A ilha de Calvino. Em colaboração com o Comites, órgão representativo da comunidade italiana em Portugal, a ASCIP Dante Alighieri exibe este filme que apresenta a biografia do escritor nascido em Havana, tendo depois vivido em Itália. O filme tem legendagem em português.

As Lições Americanas serão o ponto de partida para o envolvimento de personalidades do mundo da cultura e da literatura, sobretudo para rediscutir, em sessões abertas ao público, algumas palavras-chave propostas por Calvino. Exatidão será a palavra chave do dia 9 de novembro. Às 18h30, o Salão Nobre da Reitoria da U.Porto recebe a escritora e realizadora italiana Francesca Melandri.

Já no dia 23 de novembro, às 18h30, também no Salão Nobre, a escritora portuguesa Maria do Rosário Pedreira será a convidada especial da conferência Lições americanas: ideias para um novo milênio. A palavra chave será visibilidade.

Maria do Rosário Pedreira irá participar da palestra/Encontro As “Lições Americanas – Ideias para o Próximo Milénio”. (Foto: DR)

Os eventos são de entrada livre até o limite da lotação do espaço. Apenas o espetáculo de dia 3 de novembro carece de inscrição.

De âmbito multidisciplinar, este conjunto de eventos envolve participantes de diferentes áreas e pretende atrair um público heterogêneo. Calvino: caminhos invisíveis, projeto que a ASCIP Dante Alighieri dedica ao escritor, mereceu o apoio da Società Dante Alighieri, no âmbito das candidaturas para projetos culturais destinadas aos Comités Estrangeiros.

É também uma forma de dar continuidade ao trabalho desenvolvido ao longo dos anos com projetos dedicados a outros escritores italianos.