Nos dias 12 e 13 de outubro, decorreu no Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto o XVI Encontro de Doutorandos do Programa Doutoral em Ciências de Enfermagem (PDCE), uma parceria entre o ICBAS e a Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP).

Este encontro iniciou com uma sessão solene na qual foram dadas as boas vindas aos novos estudantes do PDCE pelos diretores do ICBAS e da ESEP e a direção do programa doutoral. Nestas intervenções, foi destacada a necessidade da promoção da investigação em Ciências da Enfermagem e da participação ativa dos profissionais de enfermagem neste processo, ao qual o programa doutoral tem vindo a dar voz há mais de uma década.

Na abertura do encontro, o Diretor do ICBAS, Henrique Cyrne Carvalho, salientou a importância destes encontros, com destaque para a “partilha de experiências que promovem para todos os envolvidos: doutorandos, doutorados e docentes”.

Já a direção do PCDE lembrou que o principal objetivo destes eventos é “a integração dos novos estudantes, representando também uma oportunidade de partilha de experiências com os atuais estudantes do Programa Doutoral. Ao mesmo tempo, pretendeu-se dar visibilidade aos projetos de investigação em curso por parte dos estudantes dos anos mais avançados.

Tal como em anos anteriores, os estudantes do PDCE tiveram oportunidade de assistir a conferências da responsabilidade de oradores internacionais de prestígio na área das Ciências da Enfermagem.

Parveen Ali, professora da Universidade de Sheffield, Reino Unido e editora-chefe da revista International Nursing Review, apresentou a conferência intitulada “Dissemination of nursing knowledge through publication”. Carmen de la Cuesta, professora da Universidade de Alicante, Espanha, e membro da Comissão de Acompanhamento Externa do PDCE, apresentou a conferência intitulada “La calidad de la investigación cualitativa: valorar suresultado y alcanzarla en el proceso”.

Sobre o Programa Doutoral em Ciências de Enfermagem

O Programa Doutoral em Ciências de Enfermagem da U.Porto começou a funcionar no ano letivo 2009/2010. No entanto, a formação avançada em Ciências de Enfermagem tem uma longa tradição no ICBAS, remontando a 1993, com a criação, do Mestrado em Ciências de Enfermagem e, desde 2001, com a criação da área de Doutoramento em Ciências de Enfermagem.

O programa visa a análise dos problemas de saúde e a identificação dos elementos que caracterizam o cuidado de enfermagem, privilegiando a mobilização e recontextualização do conhecimento em enfermagem. Visa ainda o desenvolvimento de competências na construção da enfermagem como disciplina científica, promovendo a interligação da investigação e das práticas no cuidar, com o intuito de fomentar transições saudáveis (desenvolvimentais, situacionais, saúde/doença e organizacionais) e acompanhar indivíduos ou grupos, face às estratégias adaptativas causadas pela doença e outros processos de vida.

Os doutorandos recontextualizam assim os seus saberes e conhecimentos de modo a terem um papel relevante em equipas de saúde multidisciplinares, tanto ao nível da conceção, como da prática de cuidados de enfermagem, da investigação e da docência.