Duas estudantes da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) conquistaram a medalha de ouro na final da Acro World Cup 2023, que decorreu na Maia. Eduarda Portela e Carolina Marques, estudantes do 1.º ano das licenciaturas em Bioengenharia e Engenharia Mecânica, respetivamente, competiram no campeonato internacional em representação da Seleção Nacional de ginástica acrobática.

O trio feminino do Acro Club da Maia – composto ainda pela ginasta Joana Pinto – enfrentou mais de 1600 atletas, de 26 países, ficando à frente das equipas da Ucrânia (medalha de prata) e dos Estados Unidos da América (medalha de bronze). Esta foi a 17.ª edição da Acro World Cup, considerada a maior prova de ginástica acrobática do mundo que se destaca pela qualidade dos concorrentes.

No final da competição e já com as medalhas ao peito, foi a vez do hino nacional português ser cantado euforicamente por mais de 2000 espectadores nas bancadas do Pavilhão Municipal da Maia. “Não conseguimos conter a emoção. Há três anos que trabalhamos para esta vitória, para ter este reconhecimento e para ver o esforço ser recompensado”, afirma a estudante da FEUP Carolina Marques.

“A Portuguesa” foi entoada a várias vozes nas bancadas do pavilhão que acolheu o campeonato internacional.

Formado em 2020, o trio de ginastas já participou em dois campeonatos mundiais e num europeu com o escalão júnior. Foi apenas em 2023 que passaram para o escalão sénior, ano em que já tiveram a oportunidade de ser campeãs distritais e de receber a medalha de bronze na Taça de Portugal da modalidade.

A par dos treinos exigentes e diários, Carolina e Eduarda, que praticam ginástica acrobática desde o ensino primário, mantêm o foco nos estudos na FEUP. “Tentamos conciliar a vida estudantil com os treinos e as provas que decorrem tanto à semana como ao fim de semana. É escasso o tempo que temos para poder acompanhar tudo, mas tentamos sempre alcançar o sucesso na vida académica”, explicam.

A equipa ruma agora à Bélgica para aquela que é a segunda etapa do Circuito Mundial de Taças do Mundo, na esperança de fazer “bis” e conquistar mais uma medalha para Portugal.