O Dia Mundial do Animal, assinalado no passado dia 4 de outubro, foi a data escolhida para a assinatura de um protocolo entre o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e a Câmara Municipal de Matosinhos (CM Matosinhos), que tem como objetivo promover o bem-estar animal e proporcionar conhecimento prático aos estudantes do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária (MIMV) do ICBAS.

Este protocolo “surgiu de uma visita ao CROAM (Centro de Recolha Oficial de Animais de Matosinhos), à procura de parceiros que pudessem proporcionar aos nossos estudantes um conhecimento prático na área do Comportamento e Bem-estar Animal, estabelecendo assim um contacto mais próximo com a realidade com que se vão deparar quando iniciarem a sua vida profissional”, explicam Margarida Duarte Araújo e Ana Isabel Magalhães Carrilho, docentes do ICBAS e promotoras da iniciativa.

Uma visita que foi o ponto de partida para um caminho de cooperação que culminou com a assinatura deste protocolo que permitirá aos estudantes do MIMV “estudar o comportamento de animais de abrigo (cães e gatos) e os desafios e conquistas diários de um CROA de referência”.

Para além disso, e como salienta Margarida Duarte Araújo, esta iniciativa “contribui para a promoção do bem-estar animal, salvaguarda da saúde pública e o desenvolvimento científico da área, uma vez que os nossos estudantes poderão desenvolver as suas dissertações de mestrado nesta área”.

O protocolo agora estabelecido constitui por isso um passo importante na aproximação da academia e da sociedade, contribuindo para “dar a conhecer a nossa realidade relativamente aos animais errantes, consciencializando todos (futuros médicos veterinários, sociedade) para a dificuldade atual em controlar a população canina e felina, apesar do número crescente de esterilizações e de adoções responsáveis que se tem verificado, e que permite a animais “sem dono ter finalmente uma família”, conclui a docente do ICBAS.

Os animas errantes são uma realidade no concelho que tem procurado desenvolver estratégia para encontrar soluções para o problema. Um problema social e de saúde pública que pode encontrar neste protocolo novas soluções.

Para o subdiretor e docente do ICBAS, Manuel Vilanova, a assinatura deste protocolo reforça o trabalho da instituição na promoção do conceito One Health: “O protocolo hoje assinado, que envolve duas instituições de natureza diversa mas complementar, ilustra perfeitamente o conceito ‘uma saúde’, no sentido em que promove abordagens transdisciplinares e até interinstitucionais aos problemas da saúde e do bem-estar, que é precisamente o que preconiza esta abordagem”.