Como queremos que seja o país e o mundo em 2050? O que fazer hoje para assegurar o futuro que desejamos? É de tudo isto que se vai falar no Fórum 2025, uma iniciativa conjunta da Universidade do Porto e do PlanAPP – Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública, que terá lugar no próximo dia 28 de outubro, entre as 9h00 e as 17h00, no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto.

Tendo por lema a trilogia Utopia – Prospetiva – Política, o Fórum 2050 (ver programa) vai debater as abordagens do futuro do ponto de vista dos Estudos sobre a Utopia e dos Estudos do Futuro. O objetivo é avaliar o contributo destas abordagens para a construção de políticas públicas que garantam, no horizonte do ano 2050, o bem-estar, a segurança, a felicidade e a sustentabilidade das comunidades.

Trazendo o tema para o centro do debate, o encontro pretende promover a literacia sobre o futuro, sublinhando o imperativo da justiça intergeracional.

Visões e ideias de futuro

A sessão de boas-vindas do Fórum 2050 será conduzida por Fátima Vieira, Vice-Reitora da U.Porto para a Cultura e Museus, e por Paulo Areosa Feio, diretor do PlanAPP.

A primeira mesa-redonda apresentará quatro oradores e as suas “Visões para construir o futuro”. A sessão conta com os contributos de Paola Spinozzi (professora de Literatura Inglesa na Universidade de Ferrara), Gregory Claeys (historiador e professor de História do Pensamento Político na Universidade de Londres), Max Liljefors (professor do Departamento de Arte e Ciências Culturais da Universidade de Lund) e Roberto Merrill (professor de Filosofia Política e Moral da Universidade do Minho).

No painel seguinte, seis oradores irão projetar ideias para moldar o futuro. José Pedro Sousa (arquiteto e professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto), Sara Brysch (arquiteta e doutoranda da Technische Universiteit Delft), Nuno Grande (arquiteto e professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra), Paulo Magalhães (jurista, ambientalista, investigador do CIJ – Centro de Investigação Jurídica da Faculdade de Direito da U.Porto), Sofia Santos (economista especialista em financiamento verde, climático e sustentável) e Luís Campos (presidente do Conselho Português para a Saúde e Ambiente e comissário do Plano Nacional de Saúde 2021-2030) vão projetar “Seis ideias para o futuro”.

Políticas para construir o futuro

“Políticas públicas para construir o futuro” é o título da mesa-redonda da tarde, que irá analisar o impacto das decisões políticas e a compatibilidade dos ciclos políticos democráticos com mudanças estruturais.

Durante a sessão, Rob Littlejohn (diretor do Scotland’s Futures Forum), Pedro Teixeira (Secretário de Estado do Ensino Superior e professor da Faculdade de Economia da U.Porto), Luís Paulo Reis (presidente da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial e diretor do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores da U.Porto) e Joana Mendonça (professora no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e investigadora Centro de do Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento) irão partilhar as suas reflexões sobre o tema.

Por fim, caberá a Elisa Ferreira, Comissária Europeia para a Coesão e Reformas) e a Renato Janine Ribeiro (professor de Ética e Filosofia Política da Universidade de S. Paulo e ex-ministro da Educação do Brasil) enquadrarem as “Conversas de Futuro”.

Perspetivando a evolução das políticas públicas abordadas nos painéis anteriores e o efeito das assimetrias regionais, esta última sessão vai focar-se nas principais tendências de futuro.

A participação no Fórum 2050 é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.

Para mais informações, consultar a página do Fórum 2050.