O Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) vai assinalar o Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, com uma “mostra” de produtos inovadores desenvolvidos no âmbito de projetos de investigação a decorrer no DQB-FCUP.

Para conhecê-los, basta marcar presença, entre as 11h00 e as 17h00, no átrio comum dos edifícios FC2/FC3. Uma oportunidade para contactar com a que poderá ser a alimentação do futuro: mais saudável e sustentável.

Entre os produtos que poderão ser “provados” incluem-se azeites e vinagres aromatizados com flores comestíveis, feitos em colaboração com o Chef Fábio Bernardino e Ana Faria, docente na Nova Medical School, mas também maioneses e, fiambres vegan e vegetarianos e marshmallows com particularidades diferentes do que vemos habitualmente no supermercado. Nesta mostra, não irão também faltar barritas de inseto.

“O primeiro foco desta atividade é chamar a atenção do público em geral para alimentos inovadores, diferentes e com potenciais benefícios para a saúde e sustentabilidade no Dia da Alimentação”, salienta a docente do DQB e investigadora Susana Soares.

A atividade conta também com a colaboração de vários investigadores do grupo dos docentes Victor Freitas e Nuno Mateus, entre os quais Hélder OliveiraAna Fernandes, Bernardo Almeida e Joana Oliveira.

É também objetivo dos investigadores mostrar a “forte colaboração entre o DQB, o Laboratório Colaborativo para a Inovação da Indústria Agroalimentar – Colab4Food e algumas das e as maiores empresas da área alimentar a nível nacional”. Entre as empresas envolvidas nesta ação estão a Proenol, a Primor, e a Casa Mendes Gonçalves.

Os produtos desenvolvidos integram os projetos de investigação Antho.EFlos, com financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), e os projetos VIIAFOOD e INSECTERA, financiados ao abrigo do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).