A Universidade do Porto acaba de ser distinguida com o Selo Estudante Atleta, um “certificado” atribuído pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) às Instituições de Ensino Superior que fomentam a articulação entre as carreiras duplas de estudantes-atletas.

O IPDJ lançou a distinção do Selo Estudante Atleta em 2022, com o objetivo de incentivar as IES a apoiar os seus estudantes-atletas, garantindo que estes beneficiem de melhores condições de conciliação da carreira dupla, académica e desportiva, e também no pós-carreira desportiva, sendo também este um fator de diferenciação positiva na capacidade de atrair estudantes.

Para a atribuição do Selo é considerada a “implementação de condições suportadas em regulamentação própria, metodologias, infraestruturas, recursos, instrumentos e iniciativas que se destinem ao efetivo apoio estrutural do estudante-atleta”. As instituições candidatas devem obter uma ponderação mínima de 70 pontos, no conjunto das pontuações obtidas nos diferentes critérios elencados.

Com uma pontuação de 77 pontos, a U.Porto cumpriu com os requisitos de atribuição do selo, vendo assim premiadas as boas práticas que tem vindo a implementar no apoio aos estudantes atletas, nomeadamente no incentivo ao apoio estrutural à carreira dual.

Note-se que o Estatuto Estudante Atleta da U.Porto pode ser solicitado por qualquer estudante da Universidade que cumpra os requisitos desportivos e académicos presentes no respetivo Regulamento.

Para assinalar o feito, o IPDJ realiza, no próximo dia 23 de outubro, uma iniciativa de Celebração do Mérito Desportivo, na qual, para além da distinção do mérito aos praticantes com resultados desportivos de relevo, a U.Porto irá receber a referida distinção do Selo Estudante Atleta.