Fernanda Bessa Ferreira, investigadora do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foi contemplada com o “Young IGS Award” atribuído pela International Geosynthetics Society (IGS) no âmbito da 12th International Conference on Geosynthetics, que decorreu recentemente em Roma.

A investigadora do Instituto de I&D em Estruturas e Construção (CONSTRUCT/FEUP) e representante da Comissão Portuguesa de Geossintéticos no “Young Members Committee” da IGS tornou-se a primeira portuguesa a receber o galardão, atribuído com base no seu trabalho sobre estruturas de solo reforçado com geossintéticos.

O IGS Award é atribuído quadrienalmente desde 1990 em reconhecimento de “contribuições excecionais para o desenvolvimento e utilização de geossintéticos, produtos relacionados ou tecnologias associadas através de realizações científicas e tecnológicas”.

A também alumna de Engenharia Civil da FEUP esteve ainda envolvida em diversas atividades associadas à conferência, destacando-se a organização da sessão especial “Young Members Contest”, onde foi chair da sessão e membro do júri para avaliação dos artigos submetidos ao concurso.

Em 2021, Fernanda Bessa Ferreira tinha já sido convidada a integrar o Editorial Board da revista “Geosynthetics International” (ICE Publishing), revista oficial da IGS e uma das mais prestigiadas revistas internacionais no domínio dos geossintéticos.