E se todas as ferramentas de apoio à empregabilidade dos estudantes e diplomados da Universidade do Porto estivessem reunidas e facilmente acessíveis num só espaço? É nesse pressuposto que assenta o novo Portal Talento e Carreira da Universidade do Porto, disponível a partir desta segunda-feira, em up.pt/talentoecarreira.

Dinamizada pelo recém-criado Núcleo de Talento e Carreira da U.Porto, esta nova plataforma pretende estabelecer-se como um espaço de informação, mas também enquanto centro de recursos e de intervenção no domínio da empregabilidade, ao dispor da comunidade da U.Porto e para além desta.

“O novo portal Talento e Carreira estabelece-se como o canal de comunicação privilegiado junto de toda a comunidade U.Porto e das entidades empregadoras, no âmbito da promoção da empregabilidade e do desenvolvimento de carreiras”, começa por apresentar Olívia Pestana, Pró-Reitora para as Infraestruturas Culturais e Alumni da U.Porto

Numa visita à plataforma, os estudantes e diplomados vão encontrar informação detalhada – em português e em inglês – sobre os programas de desenvolvimento de carreiras disponíveis na U.Porto. Navegando um pouco mais, é também possível descobrir os perfis profissionais de alumni U.Porto de várias áreas (através da Plataforma Connecting) e aceder a uma oferta alargada de oportunidades de carreira, através da Plataforma de Oportunidades de Carreira.

A pensar nas empresas, stakeholders e outras entidades empregadoras, o portal garante igualmente um acesso mais ágil e integrado  às várias possibilidades de colaboração com a U.Porto. Pretende-se com isto estabelecer uma “porta de entrada” para o contacto mais próximo com os demais serviços da U.Porto, incluindo os serviços de carreira locais nas faculdades.

Acessibilidade, universalidade, adaptabilidade, e conectividade são algumas das “palavras-chave” da nova “casa” do Talento e Carreira da U.Porto. (Foto: DR)

Potenciar o Talento e  Carreira da U.Porto

Ao concentrar informação detalhada sobre os vários serviços, atividades e projetos promovidos pelo Núcleo de Talento e Carreira da U.Porto, o novo portal procura então reforçar a relação daquela unidade com os seus vários públicos e stakeholders, assegurando deste modo e incremento e ampliação da Comunidade de Carreira da Universidade.

“O Núcleo Talento e Carreira, criado em fevereiro deste ano, visa potenciar um conjunto de atividades já consolidadas na Universidade do Porto, nesta área de atuação, e desenvolver novos projetos de capacitação para o mercado de trabalho junto dos nossos estudantes e diplomados, bem como desenvolver, para estes diplomados, programas de reconversão profissional”, descreve Olívia Pestana.

O Núcleo de Talento e Carreira da U.Porto está sediado na Reitoria da U.Porto e pode ser contactado através do e-mail [email protected].