Marina Saraiva, antiga estudante da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), voltou a ver reconhecido o trabalho de investigação decorrente da sua tese de doutoramento, defendida na FADEUP em janeiro deste ano.

Depois de ser distinguido como a melhor tese de doutoramento de 2022 na área de Biomecânica, pela Sociedade Portuguesa de Biomecânica, o trabalho desenvolvido no doutoramento em Fisioterapia foi agora reconhecido com o “Behavioral Sciences 2023 Best PhD Thesis Award“, da revista Behavioral Sciences.

A tese, intitulada “The effect of dual-task on static and dynamic postural control on daily activities and its relationship with sleep quality and physical activity in young adults”), aborda os efeitos da realização de duas tarefas simultâneas no controlo postural de jovens adultos, com especial foco no uso de telemóveis.

A investigação levada a cabo pela antiga estudante FADEUP analisou, mais concretamente, a forma como a execução de tarefas cognitivas e motoras, realizadas simultaneamente com a utilização de telemóveis, influencia quer a marcha, quer a manutenção da postura ortostática.

A tese de doutoramento de Marina Saraiva foi orientada pelos docentes Maria António Castro, da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria, e João Paulo Vilas-Boas, do Gabinete de Biomecânica da FADEUP.

Ao ver-lhe atribuído o “Behavioral Sciences 2023 Best PhD Thesis Award,” a alumna da FADEUP recebe, para além do respetivo certificado, um prémio monetário de 500 francos suíços. Além disso, terá a oportunidade de publicar um artigo científico na revista Behavioral Sciences.