O movimento das bobinas começa mais cedo. O CINANIMA  – Festival Internacional de Cinema de Animação está de regresso à Universidade do Porto em jeito de antecipação para o encontro marcado para novembro, em Espinho. Há uma vasta seleção de curtas e longas-metragens animadas de todo o mundo para ver nos dias 6, 13 e 20 de outubro, no auditório da Casa Comum (à Reitoria).

Este ano, para além dos filmes premiados da edição do CINANIMA de 2022, a Casa Comum apresenta mais dois programas de curtas oriundos de duas escolas superiores de arte europeias: a KASK, em Ghent, na Bélgica, e a HKU, em Utrecht, nos Países Baixos.

No dia 6 de outubro, às 21h30, serão exibidos os filmes premiados do CINANIMA 2022. Destaque para o Bestia, do chileno Hugo Covarrubias, vencedor do  Grande Prémio do CINANIMA e indicado para o Óscar de melhor curta-metragem de animação.

Vão passar ainda as curtas Curiosa, de Tessa Moult-Milewska, do Reino Unido – Grande Prémio CINANIMA 2022 na Competição Internacional Obras de Estudantes -, Um Homem Pequeno, curta francesa de Aude David, Mikaël Gaudi que conquistou o Prémio Especial do Júri e Duo – a curta que arrecadou o prémio de jovem cineasta português -, de João Levezinho.

“Bestia”, de Hugo Covarrubias, será exibido na noite de 6 de outubro. (Foto: DR)

No dia 13 de Outubro, também às 21h30, vamos ficar com uma seleção de filmes que poderá surpreender pela diversidade na abordagem. Na Escola de Artes/KASK (Ghent, na Bélgica), a investigação individual e o processo artístico são considerados elementos fundamentais, pelo que, no domínio do cinema de animação, há todo um ambiente criativo que incentiva cada estudante a recorrer às mais diversas ferramentas. Ou seja, para além das técnicas de animação mais convencionais, podem recorrer ao cinema, ao teatro e às artes plásticas, sempre com uma forte aposta na investigação. O mundo da animação é, assim, encarado e surge como algo que está em constante mudança.

Entre as várias propostas ficaremos com Danse Macabre, uma viagem que nos leva até às ruínas de uma catedral onde alguns esqueletos saem da sepultura para dançar . Um ensaio em stop motion baseado na “dança macabra” de Camille Saint-Saëns. Niebla transporta-nos para um lugar onde o tempo e o espaço desaparecem, deixando fragmentos de sons e imagens de uma história, de um sonho ou de uma memória. 3 Women apresenta o percurso e o mundo distópico de três mulheres e Dutchgaria enquadra as aventuras de uma rapariga francesa que acaba de se mudar para um país chamado Dutchgar, onde se depara com as dificuldades de adaptação a uma língua desconhecida e os habitantes locais.

No dia 20 de Outubro, às 21h30, ficaremos com a sessão HKU (Utrecht, Países Baixos). São filmes de fim de curso, com diferentes técnicas de animação como animação em computador 2D, animação tradicional, stop motion e animação 3D.

Desde a história do sol que quer fazer crescer as flores, Blooming Sun, às vidas anteriores de uma borboleta, em Forever a Kid, passando por um escavador de iscos, em Tides e a história de um paraíso perdido, Paradise Lost, onde a luz desempenha o papel principal, vamos encontrar uma multiplicidade de linguagens, contextos e narrativas.

“Tides” será um dos filmes em exibição na noite de 20 de outubro.

A entrada é livre em todas as sessões.

A 47ª. edição do Festival Internacional de Cinema de Animação acontece este ano de 13 a 19 de novembro, em Espinho. O programa completo pode ser consultado aqui.