Ana Spencer, estudante do programa doutoral em Engenharia Biomédica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e a desenvolver a sua investigação no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), conquistou recentemente duas bolsas – uma COST Short-Term Scientific Mission Grant e uma EMBO Scientific Exchange Grant – que lhe permitirão fazer um estágio de dois meses em dois laboratórios da Universidade de Tel Aviv, em Israel.

Sob orientação de Ana Paula Pêgo, líder do grupo «nanoBiomaterials for Targeted Therapies» do i3S, e Victoria Leiro, do mesmo grupo, Ana Spencer está a desenvolver nanopartículas para a entrega de ácidos nucleicos para o tratamento de doenças neurológicas que afetem o sistema nervoso periférico e/ou central.

Durante estes dois meses, a estudante de doutoramento vai continuar a trabalhar no desenvolvimento de “uma nova plataforma microfluídica que mimetiza a interação do sistema nervoso periférico (SNP) e central (SNC). Este modelo pode ser útil não só para caracterizar a bioperformance de nanopartículas, mas também para estudar a interface entre o SNP e SNC. Além disso, pode contribuir para reduzir o número de animais utilizados em investigação”.

No grupo do investigador Ben M. Maoz, Ana Spencer espera “melhorar as nossas plataformas através da integração de microeléctrodos, o que permitirá estudar o efeito das nanopartículas na atividade neuronal”. Este grupo é perito no desenvolvimento de dispositivos “inteligentes” e modelos alternativos a animais nomeadamente baseados em microfluídicas e organ-on-chip.

Ao mesmo tempo, a estudante irá também trabalhar no grupo do investigador Eran Perlson, onde irá aprender a fazer as culturas de neurónios motores e estudar a migração das nanopartículas que a equipa em que está integrada tem desenvolvido. Este grupo, acrescenta Ana Spencer, “tem desenvolvido muitos trabalhos na área das doenças neurodegenerativas e é especialista no estudo da migração de componentes das células ao longo dos neurónios”.

Ter conquistado duas bolsas de instituições tão prestigiadas como a EMBO e a COST, significa para Ana Spencer “um grande reconhecimento do trabalho desenvolvido nos últimos anos” e, sublinha, “uma grande conquista na minha, ainda curta, carreira na investigação”.

O estágio de dois meses em Israel, por seu lado, será “uma incrível oportunidade para aprender e desenvolver as minhas competências experimentais na área da microfluídica e modelos inteligentes”.