Três soluções que prometem “reinventar a indústria vitivinícola”, criadas por estudantes da Universidade do Porto, foram as grandes vencedoras da primeira edição do Sogrape Impact Hack, um “Hackathon” organizado pela Sogrape.

Neste evento, que decorreu no passado dia 21 de setembro, na Espaço Casa Ferreirinha, os participantes – membros da comunidade académica e entusiastas de vinho – foram desafiados a “desenvolver soluções inovadoras e disruptivas para reinventar a indústria vitivinícola, de forma a gerar um impacto positivo”.

A equipa “Techrocks”, composta por Francisca Osório, Silvia Rocha, Filipe Ferreira e Mário Branco, da Faculdade de Engenharia (FEUP), conquistou o primeiro lugar com a ideia de uma aplicação que permite recomendações personalizadas por meio de algoritmos de IA.

Os “Techrocks” lvaram para casa um prémio monetário de 1.500 euros. (Foto:; Sogrape)

A equipa “S4U”, formada por Pedro Pinheiro, João Gomes, Matilde Ribeiro e Ines Arinto, antigos e atuais estudantes do Mestrado em Gestão da Faculdade de Economia (FEP), garantiu o 2.º lugar com a “Iniciativa Zero” , focada na criação de uma marca de produtos disruptivos e com baixo teor de álcool, dirigidos a consumidores jovens.

No último lugar do pódio ficou a equipa “For the WINe”, composta por Maria Helena Matos, Dinis Sousa, Gonçalo Barros, Rodrigo Sousa e Tomás Rodrigues, da FEUP, com uma aplicação que permite aos clientes partilhar informações e histórico de compras em troca de prémios, ofertas, descontos e acesso antecipado a novos produtos.

O Sogrape Impact Hack juntou mais de 110 participantes, divididos em 22 equipas e que contaram com o apoio de 20 mentores.