A Casa dos Livros – Centro de Estudos da Cultura em Portugal da Universidade do Porto (CECUP) é, desde o passado dia 22 de setembro,  a nova “morada” da biblioteca e do arquivo da escritora Ana Luísa Amaral (1956-2022).

Momento inaugural das comemorações da Figura Eminente da Universidade do Porto 2023, dedicadas à escritora, investigadora e docente da Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP), a assinatura do contrato de comodato juntou no Palacete Burmester a família, amigos e colegas da homenageada.

“A Casa os Livros é um espaço especial, uma vez que convoca-nos a memória viva da Ana Luísa Amaral, por tudo aquilo que ela viveu nesta casa”, referiu Paula Pinto Costa, diretora da FLUP, antes de destacar a “forma muito generosa” como a filha da escritora – falecida em 2022 – decidiu confiar o acervo da mãe à Universidade.

“Não num sentido de depósito, mas de quase multiplicação. Ela própria utilizou uma palavra muito bonita, quase que um ‘retorno’. A mãe volta a casa e e é uma forma de tornarmos o seu acervo vivo e vivido. Creio que são dimensões muito importantes para celebrarmos e para projetarmos o valor da Ana Luísa Amaral”, enaltece a responsável.

Atualmente em fase de catalogação, o acervo de Ana Luísa Amaral é composto pelas suas obras, pela biblioteca pessoal e pelo arquivo reunido ao longo da sua vida. Um tesouro literário que se junta agora aos acervos de outros autores que já habitam a Casa dos Livros, como Vasco Graça Moura, Eugénio de Andrade, Herberto Helder, Manuel António Pina, Maria Virgínia Monteiro, Óscar Lopes, ou António Cortesão.

A cerimónia ficou ainda marcada pela inauguração do Auditório Ana Luísa Amaral, uma mesa redonda sobre a vida e obra da autora, uma sessão de poesia e a projeção de um documentário sobre a entrega do seu acervo à Casa dos Livros.

Um ano para celebrar uma Figura Eminente

Está assim dado o “pontapé de saída” para as comemorações de mais um ciclo “Figura Eminente da Universidade do Porto”, dedicado este ano à vida e à obra de uma das vozes mais notáveis e aclamadas da poesia portuguesa contemporânea.

“O programa vai desdobrar-se ao longo do ano, em diferentes momentos, para para cobrir as diferentes facetas da vida da Ana Luísa Amaral”, apresenta Fátima Vieira, Vice-Reitora para a Cultura e Museus da U.Porto.

Entre os eventos programados incluem-se uma exposição documental na FLUP (a inaugurar a 2 de outubro) e um congresso organizado pelo Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (ILCML), a decorrer a 5 e 6 de abril, por ocasião das celebrações do aniversário de Ana Luísa Amaral.

Mas as comemorações não se ficarão por aí. Como explica Fátima Vieira, “vamos também convocar todas as forças de criação da comunidade académica. A partir da revista , que vamos lançar proximamente e que contém 10 poemas escritos pela Ana Luísa Amaral e dedicados à sua filha, vamos convidar toda a comunidade a, com a sua arte, responder a esses poemas… Vai ser  uma forma de toda a gente poder contribuir!”.

As comemorações da Figura Eminente 2023 encerram em setembro de 2024, com “uma celebração de todo um ano de grande festa em torno da vida da que foi uma grande poeta, mas que recordamos também como uma querida amiga e extraordinária docente e investigadora da FLUP”.