O Dia Internacional do Desporto Universitário, foi celebrado, no passado dia 20 de setembro, com a tradicional Gala do Desporto da Universidade do Porto. O Círculo Universitário do Porto abriu uma vez mais as portas para acolher a 13.ª edição do evento que homenageia, anualmente, os estudantes-atletas, treinadores e equipas da U.Porto que mais se destacaram no Desporto Universitário na época passada.

Nos vencedores da noite, destaca-se a distinção de Carreira Desportiva, atribuída a Andreia Costa, estudante da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) e atleta nas modalidades de Andebol e Andebol de Praia, desde 2014.

A estudante recebeu o prémio desta categoria, em reconhecimento pelo seu percurso académico e desportivo, que conta com a vitória em sete Campeonatos Académicos do Porto, uma Super Taça e, ainda, três títulos de campeã nacional universitária, cinco de vice-campeã nacional universitária e quatro representações da U.Porto em Campeonatos Europeus Universitários.

Na categoria de Atletas do Ano, o prémio foi entregue, no setor masculino, a Nuno Nascimento, estudante da FEUP e Campeão Nacional Universitário de Atletismo (Ar Livre), nos 400M e estafetas 4x100M.

No setor feminino, Sara Vital, estudante da Faculdade de Medicina Dentária (FMDUP) e atual campeã nacional universitária de Taekwondo, nos -67kg, e vice-campeã europeia universitária, nos -73kg , foi a estudante-atleta distinguida.

Também os estudantes-atletas que surpreenderam no primeiro ano académico com os seus resultados desportivos tiveram direito a uma categoria própria. Pedro Carvalho, estudante da Faculdade de Desporto da U.Porto (FADEUP) e atleta de Karaté, levou para casa o prémio de Revelação do Ano, pela conquista do título nacional universitário na categoria de Kata Masculino e pelo 5.º lugar obtido no Campeonato Europeu Universitário.

Ainda na modalidade de Karaté, ficou a atribuição do prémio de Técnico do Ano a Inês Rodrigues., treinadora que conduziu a equipa da U.Porto à conquista do título de campeã nacional universitária.

Por sua vez, Patrícia Resende, estudante da Faculdade de Arquitetura (FAUP) e atleta de Andebol e Andebol de Praia, venceu a categoria de Reconhecimento Desportivo, que premeia os estudantes-atletas que estão no fim do seu percurso académico e cuja representação desportiva universitária foi exemplar.

A estudante-atleta já contabiliza cinco vitórias nos Campeonatos Académicos do Porto, dois títulos de Campeã Nacional Universitária, quatro títulos de Vice-Campeã Nacional Universitária e três representações europeias universitárias, com as cores da U.Porto.

A comitiva de Ténis de Mesa subiu em peso ao palco, para receber o título de Modalidade Individual do Ano, depois de ter feito história no Campeonato Europeu Universitário, com a conquista da medalha de bronze no setor masculino de equipas, e de ter dominado todos os pódios, nos setores feminino e masculino, dos Campeonatos Nacionais Universitários, quer Individual, quer de Equipas.

Já na Modalidade Coletiva do Ano, o Voleibol de Praia sagrou-se a modalidade vencedora, em resultado da conquista de todos os lugares do pódio feminino, e do segundo e terceiro lugares do pódio masculino, no último Campeonato Nacional Universitário.

Atualmente em Málaga (Espanha) para disputar os Europeus Universitários de Desportos Praia, a equipa de Voleibol de Praia da U.Porto não deixou de marcar presença na Gala, através do envio de uma mensagem a todos os presentes no Círculo Universitário.

Por último, Ângela Carvalho recebeu a distinção de Instrutor do Ano, pelo trabalho realizado no UPFit, nas áreas de Musculação, UPRunning, Pausa Ativa, Workout, Stretching e Core.

A cerimónia contou ainda com duas homenagens a dois colaboradores de referência do Centro de Desporto da Universidade do Porto pela sua dedicação exemplar e serviços prestados ao longo de décadas: José Carlos Faria, rececionista do CDUP-UP, e Vitorino Dias Ferreira, treinador de Xadrez.

Reconhecimento a quem fez sucesso além-fronteiras

O ano letivo 2023/2023 também ficou marcado pelo sucesso internacional dos estudantes-atletas da Universidade do Porto, que também foram devidamente reconhecidos.

Inês Matos, estudante da Faculdade de Farmácia da U.Porto (FFUP), recebeu o reconhecimento por ser parte integrante da equipa portuguesa de Ténis de Mesa, que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Europeus 2023.

Pela sua participação nos Jogos Mundiais Universitários que decorreram entre 28 de julho a 8 de agosto, em Chengdu, China, foram homenageados os estudantes-atletas: José Pedro Nogueira (FEUP), pela participação na modalidade de Ginástica Artística; Madalena Lages (FCNAUP), na Ginástica Rítmica; Marta Caride (ICBAS), na Esgrima; Bruno Dias (FEUP), Francisco Pombeiro (FADEUP), Gonçalo Gomes (FADEUP), Manuel Figueiredo (FEP), Marco Sampaio (FEP) e Miguel Azenha (FEP), no Voleibol. Sofia Silva, alumni da FADEUP, que fez parte da equipa médica, e Manuel Campos (FADEUP), treinador de Ginástica Artística.

A participação nos Campeonatos Europeus Universitários, em que a U.Porto arrecadou um total de quatro medalhas, não foi também esquecida. Desta forma, foram reconhecidos: a estudante-atleta Sara Vital (FMDUP) e o treinador Cláudio Varejão, pela medalha de prata, nos -73kg do Taekwondo; Mariana Gomes (FMUP), Maria Cardoso (ICBAS), Telma Silva (FEP) e a treinadora Inês Rodrigues, pela medalha de prata, no Karaté, na disciplina de Kata feminino (equipas); Gonçalo Gomes (FADEUP), José Miguel Magalhães (FEP), Pedro Miguel Moreira (FEP) e o treinador José Miguel Neves, pela medalha de bronze, no Ténis de Mesa (Equipas); Paulo Fidalgo (FEUP), Duarte Castro (FADEUP) e o treinador Ricardo Cardoso, pela medalha de bronze, no Remo, em Double Scull Ligeiro.

Também as equipas das Associações de Estudantes da U.Porto foram reconhecidas pelos resultados conquistados nas Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários: Associação de Estudantes da Faculdade de Economia do Porto (AEFEP), pela conquista do 1º lugar no Futebol 11 masculino; a Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, pela conquista do 2º lugar no Voleibol feminino; a Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da U.Porto, pela conquista do 3.º lugar no Futebol 11 masculino.

Note-se que, à semelhança do que acontecendo nas últimos anos, a U.Porto terminou a época desportiva 2023 no 1.º lugar no Ranking da Federação Académica de Desporto Universitário, com um total 159 medalhas conquistadas.

Em termos de resultados, este foi mesmo o melhor ano de sempre para o desporto na Universidade do Porto, com mais de 240 000 utilizações dos espaços desportivos registadas.