Francisco Cruz e Ana Charrua, docentes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), organizam o “Current Clinical status of BPS/IC and what the future holds in basic & translational science”, workshop inserido na edição deste ano no congresso anual da International Continence Society, que pretende “divulgar o que de melhor se faz em termos de investigação fundamental e clínica na área da dor pélvica crónica/cistite intersticial”.

A iniciativa está agendada para o dia 27 de setembro, em Toronto, no Canadá, e surge no seguimento do trabalho desenvolvido pelos dois docentes no âmbito do projeto europeu IMI PainCare, dedicado à criação de ferramentas que apoiem o desenvolvimento de novos analgésicos.

De acordo com Francisco Cruz, eleito, em maio, Clinical Representative da Comissão Científica da International Continence Society, a dor pélvica crónica/cistite intersticial é, dentro das patologias do trato urinário inferior, “uma área com necessidades por resolver”.  Assente num diagnóstico de exclusão e num tratamento longe da eficácia generalizada, o desafio passa pela investigação de translação, com recurso aos modelos animais e à bioinformática.

Os principais objetivos deste workshop são a discussão dos modelos animais usados para o estudo da dor pélvica crónica/cistite intersticial e dos seus limites na mimetização da doença, bem como a discussão sobre o modo como a dor crónicas e outros sintomas podem ser avaliados nestes modelos.

Pretende-se igualmente debater as ferramentas bioinformáticas disponíveis para o estudo da dor pélvica crónica/cistite intersticial, compreender noções básicas de análise computacional e abordar os mecanismos moleculares e biomarcadores atuais para os subtipos destas patologias.

Além da participação dos docentes da FMUP, o workshop contará ainda com os contributos de Dick A.W. Janssen, investigador da Radboud University In Nijmegende, e Guldal Inal Gultekin, investigadora da İstanbul Okan University. O programa pode ser consultado aqui.

A International Continence Society é uma instituição cujo objetivo é melhorar a qualidade de vida dos pacientes com doenças urinárias, intestinais e pélvicas através da educação e investigação.

Este ano, o congresso anual da International Continence Society (ICS) realiza-se entre os dias 27 e 29 de setembro, no Canadá.

A eleição de Francisco Cruz como “Clinical Representative” será ratificada na Assembleia Geral da ICS, durante este congresso, altura em que assumirá o novo cargo para um mandato de três anos.