Fátima Vieira, Professora Catedrática do Departamento de Estudos Anglo-Americanos da Faculdade de Letras (FLUP) e atual Vice-Reitora para a Cultura e Museus da Universidade do Porto, recebeu recentemente o “Lifetime Achievement Award 2023” da Utopian Studies Society / Europe, em reconhecimento do trabalho de investigação e divulgação da área de Estudos sobre a Utopia que tem vindo a desenvolver internacionalmente nas últimas três décadas.

Com um percurso académico inteiramente ligado à U.Porto, pela qual é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e doutorada em Cultura Inglesa, Fátima Vieira foi Presidente da Utopian Studies Society / Europe entre 2006 e 2016 e book review editor da publicação americana Utopian Studies entre 2009 e 2022. É coordenadora do CETAPS / Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies, onde dirige uma linha de investigação sobre o utopismo britânico e norte-americano.

Foi também Investigadora Responsável por quatro projetos financiados pela FCT sobre pensamento utópico. Em 2022, editou, juntamente com Peter Marks e Jennifer Wagner-Lawlor, The Palgrave Handbook of Utopian and Dystopian Literatures, obra em que são mapeados textos e contextos utópicos, e avançadas perspetivas inovadoras sobre a utopia na sua articulação com outras áreas de estudo.

O galardão, entregue à docente e investigadora da U.Porto durante a conferência anual da Utopian Studies Society/Europe, vem juntar-se ao “Larry E. Hough Distinguished Service Award” que lhe foi atribuído em 2013 pela associação americana e canadiana Society for Utopian Studies.

Já este ano, Fátima Vieira recebeu a Medalha de Mérito Municipal – classe Cultural, grau Ouro atribuída pela Câmara Municipal de Gaia, em reconhecimento pelos serviços prestados ao município através de iniciativas como o Corredor Cultural, ou da participação, enquanto curadora, numa das exposições integradas na mais recente edição da Bienal Internacional de Arte de Gaia 2023 | Bienal de Causas.