A arquiteta Paula Santos é a conferencista convidada da Cerimónia Oficial de Abertura do Ano Letivo 2023/2024 da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, a decorrer esta terça-feira, dia 18 de setembro, a partir das 17h00, no Auditório Fernando Távora da FAUP.

A conferência de Paula Santos, intitulada “O que aprendemos com a arquitetura?”, pretende lançar pistas de reflexão sobre a forma infindável como a “qualidade da arquitetura como ferramenta para melhorar a percepção do espaço, as condições de vida, para construir e reconstruir cidades, modelar territórios”, interferindo nos destinos públicos e privados.

E o que se mantém ao longo do tempo? O que muda irremediavelmente? O que regressa? Ainda pode haver poesia? Estas são algumas das questões que servirão de mote à conferência.

A antecipar a intervenção de Paula Santos, decorrerá a entrega do Prémio Pedro Branco ao melhor estudante a terminar o 3.º ano no ano letivo 2022.2023 Joana Chaves Ramos Cabrita Silva, e do Prémio Ricardo Spratley ao melhor estudante a terminar o Mestrado Integrado no ano letivo 2021.2022 com média igual ou superior a 16 valores.

Serão ainda atribuídas menções de reconhecimento aos estudantes que se doutoraram no ano letivo 2021.2022.

A Sessão Oficial de Abertura do Ano Letivo 2022.2023 tem entrada livre.

Sobre Paula Santos

Licenciada em Arquitetura pela FAUP, Paula Santos é, atualmente, a Vice-Presidente do Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Arquitetos (mandato 2020-2023).

Foi Professora de Projeto na Universidade Lusíada, de 1997 a 2006, e Professora convidada do Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, de 2008 a 2013. Foi Vogal do Conselho Diretivo da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitetos, de 2010 a 2013, e Vogal do Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Arquitetos, de 2007 a 2010.

Em 1999, constitui escritório próprio e a empresa paula santos I arquitectura lda, no Porto, tendo em conjunto com as equipas com quem trabalha, obtido prémios em diversos Concursos públicos e privados.

Tem inúmeras obras construídas e publicadas. Ao longo da sua atividade profissional tem participado em exposições, conferências e workshops nacionais e internacionais.