Portugal encerrou a sua participação nos III Jogos do Mediterrâneo de Praia com sete medalhas conquistadas, duas das quais com participação direta de estudantes da Universidade do Porto.

Nas areias da cidade grega de Heraklion (Creta), o primeiro grande momento para as cores da U.Porto aconteceu pelas mãos de Maria Antunes (FADEUP) e Sofia Gonçalves (FEUP), em representação da Seleção Nacional de Andebol de Praia.

Depois de quatro vitórias e três derrotas (duas das quais diante da anfitriã Grécia) nos jogos anteriores, Portugal partia para o encontro decisivo com a ambição de atingir, pela primeira vez, o pódio da competição. E acabou por consegui-lo após vencer a Itália por 2-0 (24-16 e 20-12), num jogo em que as jogadoras lusas lideraram do início ao fim.

Com este êxito, que se soma ao igualmente histórico quarto lugar conquistado no último Campeonato da Europa, Maria Antunes e Sofia Gonçalves ganham uma motivação redobrada para representar a U.Porto no Campeonato Europeu Universitário de Andebol de Praia 2023, que terá lugar de 19 a 24 de setembro, em Málaga (Espanha).

Uma dupla para a história

Já a fechar os Jogos do Mediterrâneo de Praia 2023, coube a Hugo Campos (FEUP) subir ao terceiro lugar do pódio para receber a medalha de bronze na competição de Voleibol de Praia.

Fazendo dupla com João Pedrosa, o estudante da licenciatura em Engenharia Química encontrou a fórmula certa para vencer os italianos Gianluca Dal Corso e Marco Viscovich – por 2-1  com os parciais de 24-22, 19-21 e 15-13 – no duelo pelo último lugar do pódio.

“Estamos contentes com a medalha de bronze, apesar de não estamos totalmente satisfeitos porque sabemos que poderíamos ter conseguido mais e melhor”, destacou a dupla portuguesa, que entrou recentemente  para a história ao conquistar a medalha de ouro no Beach Pro Tour Challenge de Edmonton (Canadá), naquela que foi a vitória de uma dupla portuguesa  numa etapa Challenge do Beach Pro Tour (Circuito Mundial de Voleibol de Praia).

Atuais bicampeões nacionais, Hugo Campos e João Pedrosa são também os campeões mundiais universitários em título, conquistado em setembro de 2022, em Maceió, no Brasil.

João Pedrosa e Hugo Campos são a melhor dupla portuguesa de Voleibol de Praia da atualidade. (Foto: DR)

Para além dos êxitos no andebol e no voleibol de praia, a participação de Portugal nos III Jogos do Mediterrâneo de Praia fica ainda marcada pelas medalhas conquistadas nas provas de triatlo (Duarte Taleigo, prata), futebol de praia masculino (prata), natação em águas abertas (Mafalda Rosa, prata, e Tiago Gomes, bronze) e canoagem de mar (Bernardo Pereira, prata em SS1).