Pedro Walgode, estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), conquistou recentemente a medalha de ouro na prova de Solo Dance, no escalão de seniores, no Campeonato da Europa de Patinagem Artística, que decorreu no início do mês, em Itália.

No total das duas provas – Style Dance e Free Dance – o atleta natural do Porto alcançou a marca dos 159.88 pontos.

Em declarações à Federação de Patinagem de Portugal (FPP), o estudante da FEUP refere que é uma conquista “com um sabor muito especial, já que é a terceira vez que me sagro campeão da Europa de Solo Dance Sénior, ainda para mais aqui neste pavilhão, em Ponte di Legno, no qual já tinha sido campeão, mas em Pares de Dança”.

Pedro Walgode explicou que esta foi “uma época extremamente exigente e, após terminar a carreira a Pares de Dança no ano passado, com o ouro em todas as competições internacionais, este foi um desafio especial”.

Para o doutorando da FEUP, o ano de 2022 terminou com a conquista da medalha de ouro na prova de Pares de Dança dos World Skate Games 2022, conquistada em conjunto com a irmã, Ana Walgode, também estudante do Mestrado em Bioengenharia da FEUP e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS).

Mas Pedro aspira sempre a muito mais e já está com o foco no Campeonato do Mundo, a decorrer de 19 a 30 de setembro em Ibagué, na Colômbia.

“Vou trabalhar muito para poder repetir ou fazer ainda melhor nas próximas competições que aí vêm e espero poder representar novamente Portugal ao mais alto nível”, concluiu.