À terceira foi de vez. Os irmãos Ana e Pedro Walgode, estudantes, respetivamente, do Mestrado Integrado em Bioengenharia da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), e do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da FEUP, conquistaram a medalha de ouro na prova de Pares de Dança dos World Skate Games 2022, que decorrem em Buenos Aires.

Poucos meses depois dos triunfos nos Jogos Mundiais e nos Campeonatos Europeus da modalidade, os vice-campeões mundiais de 2019 e 2021 partiram para a capital da Argentina com a oportunidade de completar um ano perfeito. E não a desperdiçaram. Primeiros classificados na prova de Style Dance, Ana e Pedro Walgode voltaram a ser os mais fortes na prova de Freedance, garantindo assim um título inédito para o país.

“Foi mesmo tudo o que sonhámos. (…) Merecemos muito e esta época conseguimos ser Campeões dos Jogos do Mundiais, Campeões da Europa, Campeões Nacionais e Campeões do Mundo”, destacou Ana Walgode, no final de uma prestação que chegou a estar em risco. “Há duas semanas tive uma lesão no pé e achava que nem sequer ia conseguir competir e consegui. Sei que sou forte e o meu irmão esteve sempre ao meu lado. É fantástico conseguir este título e deixar Portugal orgulhoso”, concluiu a atleta, citada pela Federação de Patinagem de Portugal.

Já para Pedro Walgode, esta conquista significa “o reconhecimento de todo o trabalho investido: já são tantos anos – começámos em 2004 e o par tem oito anos. No início começámos e nem sequer sabíamos se o projeto ia funcionar. Chegar ao título mundial, numa época como esta, com cinco ouros, foi a cereja no topo do bolo, não podíamos estar mais felizes”, disse.

O feito “histórico” dos dois patinadores foi também realçado pelos responsáveis pela Federação de Patinagem de Portugal. “É a primeira vez que conseguimos um primeiro lugar num Campeonato do Mundo em Pares de Dança Seniores e vai ser certamente um incentivo e um estímulo para os atletas portugueses no futuro”, destacou Filipe Sereno, Diretor Técnico da Patinagem Artística da FPP.

Uma vida sobre patins

Destemidos, exigentes e perfecionistas, Ana e Pedro Walgode começaram a praticar desporto na Académica de Espinho, tendo-se iniciado na modalidade de hóquei em patins. A modalidade artística de patinagem chegou mais tarde, já na Associação Desportiva de Argoncilhe, em Santa Maria da Feira, quando Ana tinha apenas sete anos e Pedro dez.

Os dois atletas têm feito história em campeonatos europeus e mundiais desde 2015, ano em que se tornaram campeões da Europa de Pares de Dança Sénior e Ana Walgode se tornou campeã da Europa e vice-campeã do mundo na categoria de Solo Dance. Quatro anos depois, sagraram-se pela primeira vez vice-campeões mundiais de Pares de Dança Sénior, durante os World Roller Games 2019, que decorreram em Barcelona (Espanha).

No final do ano passado, os irmãos Walgode conquistaram a medalha de prata na prova de Pares de Dança Sénior dos Asunción Artistic Skating World Championships 2021, que decorreram em Assunção, no Paraguai. Pedro Walgode alcançou ainda a medalha de bronze na competição individual.

Já este ano, a dupla de patinadores venceu a medalha de ouro nos Jogos Mundiais 2022, alcançando assim aquele que tinham definido como o “grande objetivo para este ano. Pelo caminho, somaram o terceiro título europeu em Andorra e foram homenageados durante a XII Gala de Desporto da U.Porto.