Chegam de 57 países e, durante os próximos meses, vão cumprir um período de estudos nas 14 faculdades da Universidade do Porto. Assim se faz o retrato dos 1.462 estudantes que vão chegar à U.Porto no arranque do ano letivo 2023/2024, ao abrigo de programas de mobilidade no Ensino Superior, como o conhecido Erasmus+
Numa altura em que estão ainda por fechar os números relativos ao segundo semestre, a U.Porto regista já um aumento substancial de mobilidades IN, face a igual período do ano anterior. O número aproxima-se mesmo do registado em 2019 – último ano antes da pandemia -, em que a U.Porto recebeu 1.546 estudantes de mobilidade.
Entre as nacionalidades mais representadas no novo “contingente” internacional da Universidade destaca-se o Brasil, com 323 estudantes. Seguem-se a Espanha (251) e a Itália (180).
Alemanha (118), França (80), Polónia (73), República Checa (45), Bélgica (43), Países Baixos (36) e Suécia (33) são outras nacionalidades em destaque numa listagem que inclui ainda a Argélia, China, Egito, Jordânia, México, ou Vietname, num total de 57 países representados.
Nota ainda para os 15 estudantes portugueses que optaram por deixar as suas instituições de origem para cumprir um período de estudos na U.Porto ao abrigo do Programa Almeida Garrett.
Boas-vindas à distância
À semelhança do que aconteceu nos últimos anos, a Universidade do Porto decidiu “antecipar” a chegada dos novos estudantes de mobilidade IN, através de um conjunto de atividades que tiveram como objetivo promover um primeiro contacto com a instituição, assegurando assim um soft landing e uma rápida integração na Universidade e na cidade.
Realizada em formato online, entre os dias 28 de agosto e 1 de setembro, a quinta edição da Pre-Arrival Week (Semana Pré-Chegada), organizada pelo Serviço de Relações Internacionais da U.Porto, consistiu na dinamização de dez sessões online, com a participação de 1.988 estudantes (cada estudante podia inscrever-se em mais do que uma sessão).
Para além de receberem informações sobre o funcionamento da U.Porto, os participantes puderam também frequentar um “crash course” de Português, participar numa Pausa Ativa orientada pelo Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP), ou conhecer as atividades da ESN Porto.
Ao longo da semana, partilharam-se ainda dicas/conselhos sobre como ultrapassar as dificuldades que poderão surgir durante a mobilidade. Pelo meio, a psicóloga Rita Começanha, dos Serviços de Ação Social da U.Porto (SASUP), apresentou um conjunto de soft skills úteis para a adaptação e integração dos estudantes. Já os Linking Students da Faculdade de Economia (FEP) deram uma “aula” sobre como poupar dinheiro durante a experiência de mobilidade.
Esta semana preparatória será complementada com as habituais Reuniões de Registo, onde os estudantes terão direito a um acolhimento presencial personalizado e receberão mais informações úteis sobre a Universidade e a cidade do Porto.
Estas reuniões têm lugar no edifício da Reitoria e incluirão a entrega do kit de boas-vindas à U.Porto.
Este ano há também a assinalar o regresso da tradicional Sessão de Boas-Vindas aos estudantes de mobilidade, a ter lugar no dia 4 de outubro, no Círculo Universitário.