A Universidade do Porto deverá ultrapassar, no ano letivo 2019/2020, e pela primeira vez na sua história, a barreira dos 6 mil estudantes internacionais a frequentar um grau / curso completo, ou a realizar um período de estudos na instituição no âmbito de programas de mobilidade internacional.

Conhecidos que estão os dados do primeiro semestre, verifica-se que, só neste arranque de ano letivo, 5249 estudantes, na sua maioria mulheres e provenientes de 93 países, chegaram à Universidade do Porto para prosseguir a sua formação académica. Deste grupo, destacam-se os 3.801 estudantes estrangeiros de grau que chegaram pela primeira vez, ou já estão na Universidade a realizar um curso completo. Um número que representa um crescimento de mais de 25% face ao ano letivo anterior (3.084).

Para este crescimento contribui, desde logo, a subida acentuada do número de estudantes que estão a frequentar cursos de licenciatura e mestrado integrado (de 1137, em 2018/2019, para 1496 em 2019/2020) na Universidade. Uma tendência que é acompanhada pela crescente procura dos cursos de pró-graduação (mestrados e doutoramentos) da U.Porto, frequentados este ano por 2305 estudantes internacionais, contra os 1947 registados no ano passado.

No que toca às nacionalidades mais representadas, e como vem sendo habitual, o Brasil (2866) lidera, destacado, o contingente de estudantes de grau da U.Porto. Seguem-se Moçambique  (114), Itália (107), e Cabo Verde (79), numa lista composta por 84 nacionalidades e que inclui países tão diversos como África do Sul, Bangladesh, Coreia do Norte, Palestina, Japão ou Estados Unidos.

Já entre as faculdades que mais estudantes acolhem, destacam-se Engenharia (706), Letras (560), Ciências (330), Economia (298) e Belas Artes (194).

O Brasil continua a ser o país que mais estudantes “exporta” para a Universidade do Porto. (FOTO: EGIDIO SANTOS/U.PORTO

Aos estudantes de grau somam-se ainda os 1.546 estudantes de 52 nacionalidades que já se encontram na Universidade para completar um período de estudos de seis ou doze meses, ao abrigo de programas de mobilidade, como o Erasmus+ ou Programa Santander.

Neste caso, o Brasil (594 estudantes) volta a ser o país mais representado, seguido da Espanha (210), Itália (177), Polónia (73) e Alemanha (68). No que toca à distribuição por faculdades, a FEUP assume a liderança (374 estudantes de mobilidade IN), logo seguida das faculdades de Letras (239), Economia (122), Direito (104) e Ciências (99).

Estes dados surgem numa altura em que ainda estão por contabilizar os estudantes de mobilidade que chegam apenas no 2.º semestre do ano. Neste contexto, e caso se mantenha a tendência dos últimos anos, a Universidade espera então ultrapassar ainda este ano letivo, a barreira dos 6 mil estudantes internacionais, correspondentes a mais de 20% de toda a comunidade académica.

Começa a aventura…

Dando seguimento a uma tradição com vários anos, a U.Porto promove, no próximo dia 10 de outubro,, quinta-feira, uma sessão de boas-vindas aos estudantes internacionais de mobilidade que chegam este semestre à Universidade.

A decorrer ao longo da tarde (a partir das 15h00), no edifício da Reitoria, esta sessão incluirá uma receção aos estudantes por parte de Maria de Lurdes Correia Fernandes, Vice-Reitora para as Relações Internacionais e Formação e Organização Académica. Segue-se um lanche convívio, com direito a atuação da Tuna Académica de Biomédicas (TAB), seguida por uma atividade física (Combo Dance e Zumba) promovida pelo Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP).