A Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), com o apoio da Associação de Estudantes da FLUP (AEFLUP), promove, de 11 a 14 de setembro, um conjunto de atividades diversificadas com vista a acolher os Novos Estudantes da instituição.

O Programa de Receção aos Novos Estudantes arrancou em formato digital, com o lançamento do Portal de Apoio. Neste portal, desenvolvido pela AEFLUP, em parceria com a Direção, o Conselho Pedagógico e os Serviços de Gestão Académica da FLUP, são disponibilizados tutoriais que ajudam os Novos Estudantes a  proceder a determinados atos oficiais, como a inscrição em Unidades Curriculares e a Candidatura à Bolsa de Estudos.

Igualmente disponível está o “Manual de Sobrevivência – um guia para ajudar a conhecer os cantos à casa!” que permite, de uma forma descontraída, mas ao mesmo tempo responsável, ajudar os novos estudantes a entrarem com o pé direito nesta nova etapa.

A semana de 11 a 14 de setembro será preenchida com diversas atividades académicas e culturais presenciais que visam dar as Boas-Vindas e promover a integração dos Novos Estudantes na Comunidade FLUP.

Durante os três primeiros dias, decorrerão as sessões de apresentação das 13 licenciaturas da FLUP. Sob o mote “Vem conhecer o teu curso!”, as sessões serão promovidas pelos Diretores de Curso e dirigidas aos estudantes que integram, pela primeira vez, o mundo universitário.

De 12 a 14 de setembro, a AEFLUP organizará visitas às instalações da faculdade e às residências universitárias.

Um dia de festa

Mas o “momento alto” do programa será no dia 14 de setembro, quinta-feira.

A tarde vai iniciar-se com a realização de uma Mostra de Núcleos e Grupos Académicos da AEFLUP. Pelo bar e jardins da FLUP estarão distribuídas diversas bancas informativas onde os Novos Estudantes poderão conhecer e contactar com alguns dos grupos académicos da FLUP, como Tunas, o Grupo de Fados, o Grupo de Teatro, bem como com  Serviços e Programas existentes na FLUP e/ou na U.Porto, como o Programa de Mentoria Interpares – InFLUP, o Núcleo de Apoio à Inclusão da U.Porto (NAI) e o Serviço de Apoio Psicológico e Integração do Polo do Campo Alegre da U.Porto (Psica-UP).

O objetivo comum de cada um dos Núcleos, Grupos Académicos e Serviços que integrarão esta Mostra é orientar e apoiar os estudantes que se preparam para iniciar a sua vida académica na nossa instituição.

No intuito de contribuir para a promoção de uma melhor qualidade de vida da Comunidade U.Porto através da prática desportiva, o CDUP-UP junta-se a esta iniciativa com uma demonstração de Bicicleta e Remo Estáticos e U-Bike – Bicicleta Elétrica, e a realização de uma sessão de “Pausa Ativa”.

O dia terminará em festa, com um Churrasco convívio na esplanada da FLUP, organizado pela AEFLUP e apoiado pelo Bar do Tio, que contará com a atuação de grupos artísticos académicos.

O programa completo e mais informações estão disponíveis na página da Novos estudantes 2023/2024 – Semana de acolhimento da FLUP.