O projeto “Do Abrigar ao…”, da autoria  de Jorge Reis, Marta Ferreira e Miguel Oliveira, todos eles estudantes do 5.º ano do Mestrado Integrado em Arquitetura da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), é o vencedor do concurso Natural is the New Normal para a criação de um abrigo temporário e itinerante para o Museu Experimenta Paisagem.

O desafio passou por fazer uma estrutura orientada por conceitos como a simplicidade, a versatalidade e a estética, como explicam os estudantes da FAUP, que se adaptasse tanto ao contexto urbano (praça e rua), natural (trilho e paisagem) e semi-natural (pontes, praias fluviais, entre outros).

“Procuramos vincar a pertinência em produzir um pavilhão/abrigo temporário capaz de se relacionar com a comunidade participante (residente e convidada) e com o seu local de implantação”, referem os estudantes.

O fator de mutabilidade está presente em todo o projeto e contribui para a identidade única do projeto. Desta forma, o abrigo pode ser facilmente adaptado a cada localidade, não deixando ao acaso considerações como o tipo de evento, exposição solar, vento e paisagem (fatores de caráter variável).

(Foto: DR)

Para que possa ser replicado e facilitar o seu transporte, o abrigo é composto por uma estrutura sólida e rígida em barrotes de madeira, e uma “pele” – longas faixas de cortiça têxtil, flexível e leve.

Para os estudantes da FAUP, “desta dualidade de rigidez com fluidez procurou-se alcançar uma elegante dança entre os diferentes estados do material madeira, numa composição que não recorre ao uso de pregos ou parafusos para que o momento de montagem e desmontagem seja mais imediato e convidativo à participação e entreajuda de todos”.

Um museu aberto e sem paredes

A concretização do Museu Experimenta Paisagem – um museu aberto e sem paredes, de acesso livre e democrático, enraizado na participação das comunidades locais – resulta do trabalho de desenvolvimento territorial no interior do país, promovido pelo Atelier MAG – Marques de Aguiar (Porto).

A FAUP, no âmbito do ‘NEB Goes South’, colaborou nos workshops de experimentação de técnicas construtivas com madeira e cortiça que decorreram no início do ano.

O grupo vencedor, para além de ter a oportunidade de construir a sua ideia para um abrigo itinerante no Cortiçada Art Fest – EEA Grants Wood Editions, vai realizar uma viagem à Noruega para participar num workshop com o arquiteto Sami Rintala e os seus estudantes, a decorrer de 11 a 24 de setembro, em Bodø.