O andebolista Vasco Costa, estudante da licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), conquistou o “Prémio de Jogador Revelação do Campeonato Placard Andebol 1”, referente à época 2022/2023.

Considerado um dos nomes mais promissores do andebol português, Vasco Costa, de 17 de anos, alinhou na última temporada ao serviço do FC Gaia, por empréstimo do FC Porto. Com 129 golos marcados em 25 jogos disputados, o lateral foi ainda um dos destaques da Seleção Portuguesa que conquistou o sexto lugar no Mundial de Sub-21, competição onde somou 38 golos em oito jogos.

A entrega do “Prémio de Jogador Revelação do Campeonato Placard Andebol 1” decorreu no passado dia 1 de setembro, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, durante a 10.ª Gala do Andebol, organizada pela Federação de Andebol de Portugal (FAP)

Com 38,67% das votações, Vasco Costa ficou à frente do guarda-redes e ex-colega de equipa, Diogo Rêma Marques (32,75%) e de João Gomes (29,57), atleta do Águas Santas.

Prestes a iniciar a nova temporada ao serviço do FC Porto, o estudante da FEUP já conta no currículo com um título de campeão nacional, conquistado com as cores dos dragões. Nas últimas duas temporadas, alinhou no FC Gaia, tendo marcado um total de 202 golos em 45 jogos.

Vasco Costa ingressou na FEUP no ano letivo 2022/2023, com 16 anos. Atualmente, prepara-se para iniciar o segundo ano como estudante da licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial.