O BIP PROOF, programa que se dedica a atribuir apoios para provas de conceito no ecossistema de investigação da Universidade do Porto, está de volta e tem 60 mil euros para distribuir. A iniciativa é da U.Porto Inovação e, à semelhança de anos anteriores, conta com o apoio da Fundação Amadeu Dias e do Santander Universidades.

O principal objetivo do BIP PROOF é premiar projetos de provas de conceito (proof of concept) que visam estimular a concretização de etapas de valor conducentes à valorização socioeconómica de resultados de investigação promissores.

Para tal, os projetos a apoiar procederão à realização de protótipos de viabilidade técnica, ensaios in vitro / in vivo, estudos de viabilidade e de mercado ou outras atividades que acrescentem valor a estes resultados e aumentem a sua atratividade para poderem vir a ser transferidos para empresas já existentes ou empresas spin-off que venham a ser constituídas para exploração socioeconómica desses resultados.

Nesta 6.ª edição do programa, seis projetos vão receber até 10 mil euros para financiar as provas de conceito.

São elegíveis projetos que, cumulativamente, resultem de I&D desenvolvida no ecossistema de investigação da Universidade do Porto, incluindo as unidades orgânicas e entidades participadas; cuja eventual propriedade intelectual anterior ou propriedade intelectual futura pertença à Universidade do Porto ou entidades participadas; apresentem um objetivo claro com resultados bem definidos (prova de conceito experimental, protótipos a validar laboratorialmente ou em ambiente industrial); conduzam ao desenvolvimento ou clarifiquem a viabilidade de novos produtos, processos ou serviços, com aplicação bem definida; evidenciem que o apoio obtido no âmbito do BIP PROOF tem um impacto significativo na sua aproximação ao mercado; evidenciem o compromisso da equipa envolvida em apoiar a transferência e uma eventual exploração comercial dos resultados após o término do BIP PROOF.

O período de candidaturas decorre entre 4 de setembro e 2 de outubro, devendo os interessados apresentar a sua proposta através do formulário disponível na plataforma Santander X.

Posteriormente, a U.Porto Inovação irá proceder à análise das propostas e seriar os projetos mediante a avaliação da documentação entregue, de acordo com as linhas orientadoras do programa BIP PROOF.

Sobre o BIP PROOF

O BIP PROOF foi criado pela U.Porto Inovação em 2018, tendo já distinguido um total de 27 ideias inovadoras com 370 mil euros.

No arranque, e contando com o apoio do projeto U.Norte Inova, o programa financiou seis projetos com 20.000 euros cada. Foi já nesse ano que a Fundação Amadeu Dias (FAD) se juntou ao BIP PROOF, permitindo financiar mais quatro projetos com 10.000 euros para cada. A ligação da FAD ao programa manteve-se em todas as edições.

Nos ano seguintes repetiu-se a receita de sucesso: em 2019 foram distinguidos quatro projetos, com 10 mil euros cada. Em 2020 o Santander Universidades juntou-se à iniciativa como patrocinador e foram eleitos seis vencedores, também com 10 mil euros cada.

As edições seguintes (2021 e 2022) distinguiram 10 ideias inovadoras nascidas na U.Porto, contando com o apoio de projetos financiados (Spin-UP em 2021 e UI-TRANSFER em 2022) e também com o patrocínio da J.Pereira da Cruz em ambas as edições. O valor investido nessas duas edições ultrapassou os 100 mil euros.

O principal objetivo do BIP Proof é criar um sistema de provas de conceito. Essas podem traduzir-se em construção de protótipos de viabilidade técnica, realização de ensaios in vitro/in vivo, estudos de viabilidade ou de mercado, entre outras, para que possam contribuir para a maturação da tecnologia e aproximação ao mercado.