A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) vai assinalar o arranque do ano letivo 2023/2024 com um conjunto de atividades – de  caráter académico, cultural e interrelacional – orientadas para a integração dos seus novos estudantes, a decorrer de 4 a 15 de setembro.

A iniciativa arranca com os “Orientation Days”, um programa mais alargado de softlanding dirigido aos estudantes internacionais de mobilidade e de grau, promovido pela Unidade de Captação e Cooperação Académica da FEUP.

De 4 a 8 de setembro, os estudantes vão ter a oportunidade de participar numa cerimónia oficial de boas-vindas presidida pelo Diretor da Faculdade, Rui Calçada, assim como assistir a intervenções do Gabinete de Orientação e Integração e das Unidades de Cooperação, Inovação e Talento.

Incluídas no programa estão também iniciativas como o curso intensivo de Português para Estrangeiros, webinares sobre interculturalidade, uma visita à cidade do Porto e ainda o programa de voluntariado ‘FEUP Buddy’, em que estudantes regulares acolhem e apoiam os estudantes estrangeiros.

“Preparamo-nos para receber na FEUP 320 estudantes internacionais de mobilidade e perto de 300 de grau, pelo que o ano letivo arranca sobretudo com uma grande aposta ao nível do apoio que podemos prestar para que estes novos estudantes se sintam em casa. Felizmente, temos tido um grande interesse por parte dos estudantes portugueses em ajudar na receção e acompanhamento da comunidade internacional, o que constitui uma experiência intercultural de grande riqueza para todos”, avança Liliana Carvalho, coordenadora de Captação e Cooperação Académica da FEUP.

“Orienta-te” acolhe os novos “FEUPinhos”

A integração prossegue depois com a iniciativa “Orienta-te”, destinada aos novos estudantes de licenciatura, colocados – na sua maioria – através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2023/2024.

De 11 a 15 de setembro, os novos “FEUPinhos” vão participar numa sessão de boas-vindas e em visitas guiadas ao campus da FEUP, com direito a uma receção pelos diretores de cada curso. O objetivo passa por dar a conhecer algumas informações e alguns rostos que os irão acompanhar nos próximos anos.

A semana continua com uma mostra de dois dias (12 e 13 de setembro) de alguns núcleos estudantis e projetos da FEUP que os novos estudantes podem integrar.

Para a noite de 13 de setembro, e ainda integrado na iniciativa “Orienta-te”, organizada pelo Centro de Eventos da FEUP, está agendado um “Welcome Concert – Asprela no Jardim”, no Parque da Quinta de Lamas.

Conduzido pelos Grupo de Jazz e Grupo Vocal da FEUP, o evento é aberto a toda a comunidade académica a partir das 20h00, numa organização conjunta com algumas unidades orgânicas da Asprela e com o apoio da Câmara Municipal do Porto e do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC).

Em jeito de “aperitivo” para o concerto, os estudantes poderão desfrutar de um almoço descontraído no Parque da Quinta de Lamas, com várias opções de Street Food.

Para mais informações, consultar a página do evento.