Catarina Nunes, antiga estudante do Mestrado em Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), conquistou pela nona vez o Campeonato Nacional Absoluto de Squash, que decorreu entre 15 e 16 de julho, no Proracket , em Matosinhos.

A alumna da FEUP, atual número 1 a nível nacional e 161.ª do ranking mundial, derrotou Sofia Aveiro Pita (139.ª no ranking internacional) por 3-0 na final.

“Sempre tive uma paixão enorme pelo desporto e estou a tentar dar uma oportunidade ao desporto profissional e ao alto rendimento”, destaca Catarina Nunes, que detém o título de campeã mais jovem de sempre da história do squash nacional, algo que alcançou com apenas 15 anos de idade, em 2013.

Aos nove títulos nacionais de squash feminino absoluto, a alumna da FEUP soma ainda vários títulos de júnior e em torneios Europeus desde 2009.

Grande dominadora da modalidade na última década em Portugal, a agora engenheira mecânica também brilhou com as cores da Universidade, com as quais se sagrou tetracampeã nacional universitária de Squash. “Na medida em que o squash é um desporto individual, representar a U.Porto faz-nos sentir parte de uma equipa, ou seja, sinto o orgulho de vencer pela minha Universidade”, dizia a estudante em 2020, após conquistar o seu quarto título consecutivo.

Quanto ao futuro, Catarina Nunes afirma já estar a trabalhar para alcançar o top 100 mundial. “No futuro, gostava de ter o meu próprio clube e de conseguir ter mais impacto nas camadas jovens”, confessa.