A Universidade do Porto conquistou duas medalhas de prata nos Campeonatos Europeus Universitários de Desportos de Combate, que terminaram este domingo, em Zagreb, na Croácia. Um feito histórico alcançado pela estudante Sara Vital, que venceu a medalha de prata em -73kg, no Taekwondo, e pela equipa feminina de Karaté, que também se sagrou vice-campeã europeia universitária.

A mais importante competição universitária de desportos de combate da Europa juntou na capital croata centenas de estudantes atletas universitários de todo o continente. A U.Porto participou com uma comitiva de 10 estudantes atletas, três treinadores, uma fisioterapeuta e dois dirigentes do CDUP-UP, e trouxe para “casa” duas inéditas medalhas de prata.

No Taekwondo, a estudante-atleta Sara Vital (FMDUP) acabou por se sagrar vice-campeã da europa universitária depois de uma manhã de combates na categoria dos -73kg (feminino)

Também no Karaté, na modalidade de Kata Feminino, por equipas, Telma Silva (FEP), Mariana Gomes (FMUP) e Maria Cardoso (ICBAS), alcançaram a medalha de prata para a U.Porto.

Ainda no Karaté, a nível individual, na Kata masculina, Pedro Carvalho (FADEUP), alcançou o quinto lugar da competição. Já na Kata feminina, Telma Silva ficou em 7º lugar, Maria Cardoso em 15º e Mariana Gomes na 29ª posição.

No Kumité, Beatriz Pinto (ICBAS) perdeu na segunda ronda dos -50kg, e, por sua vez, Ana Rita Ribeiro (FEUP), não conseguiu ultrapassar primeira ronda, nos +68kg.

Já no Kumité de equipas feminino, Ana Rita Ribeiro e Beatriz Pinto acabaram por ceder face à equipa austríaca da Universidade de Linz, ficando pelos oitavos de final.

Os Europeus Universitários de Desportos de Combate decorreram de 20 a 23 de julho em Zagreb, Croácia. (Foto: CDUP-UP)

No Taekwondo, competiram também os estudantes Tiago Pinto (FADEUP), que terminou a competição de Poomsae com uma derrota nos oitavos de final, e Diogo Monteiro (FADEUP), nos -68kg, perdeu no seu primeiro combate frente à Universidade Bayburt (Turquia), não se apurando para os quartos-de-final.

Por último, na competição de Judo, a U.Porto, representada apenas pelo estudantes atleta Eduardo Silva (FEUP), perdeu o primeiro combate, após um confronto renhido contra um estudante-atleta da República Checa, na categoria dos -90kg, acabando eliminado do resto da competição.

Com as duas medalhas conquistadas nos desportos de combate, sobe assim para três o número de pódios obtidos pelos estudantes da U.Porto na edição deste ano dos Europeus Universitários. Para a história fica também a primeira medalha de bronze conquistada pela Universidade no Europeu Universitário de Ténis de Mesa, que decorreu de 3 a 10 de julho, na cidade de Olomouc, República Checa.

Prestação honrosa no voleibol

Avançando dos desportos de combate ao Voleibol, cujo Europeu Universitário se disputou na cidade de Braga, e a U.Porto participou com a equipa feminina da Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (AEICBAS). Após alcançarem o feito de chegar aos quartos de final da competição, as estudantes atletas não conseguiram ultrapassar a muralha da Universidade de Zagreb, acabando por perder 3-0.

Na disputa do 5.º ao 8.º lugar, a U.Porto perdeu com a Universidade de Vasile Alecsandri, por 3-1, acabando assim este Europeu Eniversitário numa honrosa 8.ª posição.

A U.Porto regressa aos Europeus Universitários em setembro, nas modalidades de Remo (6 a 11 de setembro, em  Bydgoszcz, Polónia) e de Voleibol de Praia e Andebol de Praia (18 a 25 de setembro, em Málaga).