Álvaro Cunha, professor Catedrático do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e coordenador científico da unidade de I&D  CONSTRUCT, foi eleito presidente da European Association for Structural Dynamics (EASD) pela terceira vez consecutiva.

Esta associação é responsável pela promoção e organização da série de conferências EURODYN, cujo foco se centra nos desenvolvimentos teóricos e aplicações da Dinâmica Estrutural em todos os tipos de estruturas e materiais estruturais.

Na edição de 2023, realizada em Delft, nos Países Baixos, a EASD atribuiu ainda o Senior Award relativo a aplicações da dinâmica estrutural a Elsa Caetano, professora Catedrática da FEUP e vice-coordenadora científica do CONSTRUCT, pelas suas contribuições “excecionais” no domínio da monitorização dinâmica contínua de estruturas à escala real, desenvolvendo novos instrumentos e implementando técnicas de identificação automática.

Elsa Caetano na receção do Senior Award na EURODYN 2023.

Já na modalidade júnior, o investigador da FEUP Pedro Aires Montenegro foi contemplado com o Junior Award também relativo a aplicações da dinâmica estrutural pelas suas contribuições inovadoras para o desenvolvimento de novas metodologias de avaliação do comportamento dinâmico de pontes ferroviárias, a implementação computacional destes modelos e a sua aplicação a casos reais.

Pedro Aires Montenegro na receção do Junior Award na EURODYN 2023.

A próxima edição da conferência EURODYN, realizada a cada três anos desde 1990, irá decorrer na cidade alemã de Hannover, em 2026.