Andreia Sofia Barros, estudante do Programa Doutoral em Biomédicas no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e a desenvolver projeto no grupo Nanomedicines & Translational Drug Delivery do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da U.Porto (i3S), sob orientação do investigador Bruno Sarmento, acaba de receber uma das duas Bolsas de Viagem atribuídas anualmente pela revista científica Pharmaceutics.

A investigação em curso visa o tratamento das doenças inflamatórias intestinais mais comuns, nomeadamente a Doença de Crohn e a Colite Ulcerosa, através do desenvolvimento de nanossistemas que possibilitarão a entrega direcionada de fármacos (tanto com potencial anti-inflamatório como agentes indutores de proliferação celular) para os tecidos inflamados e a administração oral destes fármacos em alternativa às tradicionais terapias injetáveis.

A novidade deste projeto consiste no facto de, no mesmo sistema, ser possível combinar várias propriedades desejáveis para a entrega direcionada de fármacos para tratar pacientes com doenças inflamatórias intestinais. Assim, a PEGuilação das nanopartículas irá facilitar o seu transporte pela camada de muco intestinal. Em simultâneo, a sensibilidade do sistema a espécies reativas de oxigénio, permitirá a libertação do PEG, (após passagem pela camada de muco) de forma a facilitar a interação das nanopartículas com as células e os tecidos inflamados.

Isto traduzir-se-á em níveis sustentados de fármacos em concentrações biologicamente relevantes nos tecidos gastrointestinais afetados, minimizando os efeitos sistémicos dos fármacos dos tratamentos convencionais. Este nanossistema “inteligente” combinado com a possibilidade de administração oral, irá ser uma mais valia para pacientes crónicos de doença inflamatória intestinal.

Para a doutoranda do ICBAS e investigadora do i3S, que irá apresentar o seu trabalho em formato de poster na Conferência Anual CRS (Controlled Release Society) 2023 em Las Vegas, nos próximos das 24 e 28 de julho, esta bolsa irá permitir-lhe estar presente na conferência de “uma das maiores, se não mesmo a maior sociedade na área da nanomedicina e engenharia de tecidos. Poder participar neste encontro anual é ter o privilégio de aprender e contatar com os melhores cientistas do mundo.”