O arquiteto Alexandre Alves Costa, Professor Emérito da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), será o homenageado do Dia Nacional do Arquiteto 2023, uma iniciativa da Ordem dos Arquitetos. A decorrer no dia 18 de julho, a sessão terá lugar no Auditório Nuno Teotónio Pereira, na sede nacional da Ordem dos Arquitetos, em Lisboa, a partir das 18h00.

O Dia Nacional do Arquiteto, que se comemora a 3 de julho, visa celebrar anualmente a função social, a dignidade e o prestígio da profissão em Portugal, evocando a data da publicação do Estatuto da Ordem dos Arquitectos, a 3 de julho de 1998, assim como a data da revogação do Decreto n.º 73/73, com a publicação da Lei n.º 31/2009, a 3 de julho de 2009.

O evento celebra, todos os anos, a vida e obra de uma figura da arquitetura portuguesa, cabendo essa honra nesta edição ao Professor Catedrático Jubilado da FAUP.

Nascido em 1939, no Porto, Alexandre Alves Costa frequentou o curso de Arquitetura na Escola Superior de Belas Artes do Porto, após o qual estagiou no Laboratório Nacional de Engenharia Civil com Nuno Portas, tendo obtido o diploma de Arquiteto em 1966.

Docente desde 1972, tem um longo percurso pedagógico nas áreas de Projeto e História da Arquitecura Portuguesa. Tem desempenhado, desde então, um papel significativo na afirmação do ensino da arquitectura em Portugal. Foi Membro da Comissão Instaladora do curso de Arquitetura da FAUP, tendo desempenhado os cargos de Presidente do Conselho Directivo e Científico. Foi ainda membro das Comissões Instaladoras dos cursos de Arquitetura da Universidade de Coimbra e da Universidade do Minho e director do primeiro Programa de Doutoramento em Arquitetura da FAUP.

Exerce a profissão de arquitecto desde 1970, tendo integrado entre 1974 e 1976 a Comissão Coordenadora do SAAL/Norte como responsável pelo Sector de Planeamento e Apoio ao Projecto. Colaborou, entre outros, com os arquitetos Álvaro Siza, Camilo Cortesão, José Luís Gomes, José Manuel Soares, Alfredo Côrte-Real e Sergio Fernandez. Com obra construída e vastamente publicada, o seu trabalho, realizado conjuntamente com Sergio Fernandez, foi distinguido com o Prémio da Associação Internacional dos Críticos de Arte / Ministério da Cultura.

Do seu percurso como arquitecto destacam-se, entre muitos outros trabalhos, obras como a Recuperação e Valorização Patrimonial da Aldeia de Idanha-a-Velha; as Escolas de Ciências e Ciências Sociais da Universidade do Minho, Guimarães; a Requalificação da Baixa Portuense; um Edifício de Habitação Colectiva, em Viana do Castelo; a Remodelação do Cine-Teatro Constantino Nery, em Matosinhos ou a Valorização do Convento de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra (Prémio Diogo de Castilho 2009), e, mais recentemente, a recuperação do Cinema Batalha e do Liceu Alexandre Herculano.

Detentor de uma ampla bibliografia publicada, Alexandre Alves Costa integrou o Conselho Editorial do “Boletim da Universidade do Porto”, da revista “Monumentos” da Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais e do Conselho Editorial do JA – Jornal Arquitectos da Ordem dos Arquitetos. É Membro Honorário da Ordem dos Arquitetos desde 2010. Foi agraciado, em 2006, com o grau de Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada pelo então Presidente da República,  Jorge Sampaio.

Tem participado ativamente na vida cultural e política da cidade e do país, num permanente exercício de cidadania democrática e ativa.