Um ano depois de ter visto a sua tese de doutoramento premiada pela International Academy of Sex Research (IASR), a investigadora Inês Tavares foi distinguida com um «Best Student Manuscript Award» atribuído por aquela organização internacional, desta vez por um artigo publicado na revista Archives of Sexual Behavior.

O galardão atribuído pela IASR é um dos mais prestigiados prémios internacionais na área da sexualidade e elege, anualmente, o melhor artigo científico publicado por jovens investigadores/as, a nível internacional.

O trabalho premiado, intitulado “Biopsychosocial predictors of couples’ trajectories of sexual function and sexual distress across the transition to parenthood”, resulta novamente da investigação realizada por Inês Tavares durante o Programa Doutoral em Psicologia na FPCEUP. Neste trabalho, desenvolvido no Grupo de de Investigação em Sexualidade Humana (SexLab) da Universidade do Porto, foram identificados pela primeira vez grupos de casais com trajetórias distintas a nível da sua saúde sexual ao longo da transição para a parentalidade.

Contrariamente à narrativa comum de que a gravidez e o pós-parto têm impactos extremamente negativos para a sexualidade dos casais, este estudo, que seguiu 257 casais portugueses desde a gravidez até aos 6 meses pós-parto, concluiu que 85% e 77% dos casais mantêm altos níveis de funcionamento sexual e baixos níveis de distress sexual, respetivamente.

“Sinto-me muito feliz e honrada pelo reconhecimento do meu trabalho. É sem dúvida um orgulho levar o nome da FPCEUP, dos meus mentores, e das pessoas que comigo trabalharam durante o meu percurso de doutoramento a nível internacional. Este prémio reforça a minha motivação para continuar a dedicar-me à investigação em sexualidade”, refere a jovem investigadora, a desenvolver atualmente o seu pós-doutoramento na Dalhousie University (Canadá), ao abrigo de uma bolsa atribuída pelo Governo do Canadá.

A FPCEUP lembra por sua vez que “este feito é mais uma forma de reconhecimento internacionalmente na qualidade do trabalho resultante de estudantes do Programa Doutoral em Psicologia, nomeadamente ao nível da investigação em sexualidade humana”.

Inês Tavares terá agora a oportunidade de participar no evento anual da IASR, a decorrer em Montreal, no Canadá.