A investigadora Inês Tavares, que defendeu recentemente o doutoramento em Psicologia na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), foi distinguida pela International Academy of Sex Research (IASR) com a edição deste ano do Student Research Development Award (SRDA), um prémio destinado a jovens investigadores que estão a iniciar a sua carreira científica na área da sexualidade.

O galardão atribuído por aquela que é uma das mais prestigiadas organizações científicas internacionais na área da investigação em sexualidade distinguiu um projeto resultante do doutoramento de Inês Tavares, intitulado “Supporting Couples’ Sexual Well-being in the Transition to Parenthood: Feasibility and Preliminary Efficacy of a Novel Prevention Program“.

Neste projeto, que traduz para a prática a evidência resultante do seu doutoramento, a jovem investigadora pretende testar um programa preventivo para promover a saúde sexual de casais em transição para a parentalidade.

Inês Tavares desenvolveu o seu trabalho de doutoramento no Centro de Investigação em Sexualidade Humana (SexLab) da Universidade do Porto, em colaboração com investigadores da Universidade de Indiana (EUA) e da Dalhousie University (Canadá), onde está neste momento a fazer um pós-doutoramento. Os seus tópicos de investigação relacionam-se com o bem-estar sexual individual e de casal, em populações comunitárias e clínicas.

A entrega do Student Research Development Award e dos restantes prémios anuais da International Academy of Sex Research teve lugar durante o 48.º Encontro Anual da IASR, que decorreu entre os dias 6 e 9 de julho, em Reiquiavique, na Islândia.

Inês Tavares e Pedro Nobre, fundador do SexLab da FPCEUP e Diretor do Centro de Psicologia da U.Porto (CPUP). (Foto: DR)