A investigadora Inês Tavares, que defendeu recentemente o doutoramento em Psicologia – na área de Sexualidade Humana – na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), foi um dos 20 investigadores selecionados para uma das mais prestigiadas bolsas de investigação a nível mundial, as Banting Postdoctoral Fellowships, promovidas pelo Governo do Canadá.

A investigadora portuguesa classificou-se em 5.º lugar entre 181 candidatos de todo o mundo – na área das ciências sociais e humanas – a esta bolsa de pós-doutoramento destinada a investigadores de topo, que pretendam ou estejam a desenvolver o seu trabalho de investigação no Canadá.

Enquanto Banting Fellow, Inês Tavares junta-se assim a “um grupo seleto de indivíduos escolhidos para receber esta honra. (…) Todos os anos, estas prestigiadas Bolsas de Pós-Doutoramento são oferecidas a académicos com um historial de excelência e liderança na investigação, que tenham proposto um programa de investigação de qualidade excecionalmente elevada, e que tenham demonstrado empenho da instituição escolhida e sinergia entre as prioridades estratégicas da instituição e os seus próprios objetivos de investigação”, lê-se na na carta de concessão da bolsa.

O projeto premiado

A bolsa atribuída à antiga estudante da FPCEUP será aplicada no projeto “Supporting Couples’ Sexual Well-being in the Transition to Parenthood: Feasibility and Preliminary Efficacy of a Novel Prevention Program”, integrado no âmbito do pós-doutoramento que está a fazer a Dalhousie University (Canadá). O objetivo passa por testar um programa preventivo para promover a saúde sexual de casais em transição para a parentalidade.

Este projeto traduz para a prática a evidência resultante do trabalho de doutoramento de Inês Tavares, realizado no Centro de Investigação em Sexualidade Humana (SexLab) da Universidade do Porto, que teve como objetivo investigar fatores psicológicos e relacionais associados à adaptação sexual dos casais durante a gravidez e pós-parto.

Em agosto passado, a jovem investigadora já tinha sido distinguida com a edição deste ano do Student Research Development Award (SRDA), um prémio atribuído pela International Academy of Sex Research (IASR) a jovens investigadores que estão a iniciar a sua carreira científica na área da sexualidade.